Gaudium news > II Seminário de Valorização e Promoção da Vida na PUC-PR

II Seminário de Valorização e Promoção da Vida na PUC-PR

Curitiba – Paraná (Sexta-Feira, 29/08/2014, Gaudium Press) A Comissão Família e Vida da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá no dia 21 de setembro o II Seminário Arquidiocesano de Valorização e Promoção da Vida, com o tema “A dignidade da pessoa: conceitos e armadilhas”. A atividade acontecerá no auditório da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Segundo a coordenação do evento, o seminário tem como objetivos anunciar a cultura da vida e a criação como dom de Deus, fortalecer as ações de valorização e promoção da vida na Arquidiocese paranaense e promover a articulação dos organismos e entidades que atuam na valorização e promoção da vida.

Além disso, a atividade, que tem apoio da Pastoral Familiar de Curitiba, pelo programa de Pós-Graduação em Bioética da PUC-PR, pelo Núcleo Arquidiocesano de Bioética (NAB), pelo Centro de Planejamento Familiar de Curitiba (Cenplafam) e pela Rede Evangelizar de Comunicação e Paulinas Serviços de Comunicação, quer ser instrumento de formação para agentes de pastoral, conduzindo as paróquias e comunidades a responderem concretamente as questões sobre a temática da vida.

A abertura do encontro acontecerá no sábado, dia 20 de setembro, às 19h, com uma Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A missa será presidida pelo Padre Juarez Rangel.

No domingo, dia 21, a programação terá início às 7h40, com a recepção e acolhida aos participantes. Depois, às 8h20, ocorrerá a primeira palestra sobre o tema “Conceito de Pessoa e Dignidade: armadilhas filosóficas”. O assessor será o professor Mário Antônio Sanches, que é doutor em Bioética, doutor em Teologia, mestre em Antropologia Social e coordenador do mestrado em Bioética da PUC-PR (Campus Curitiba).

Na sequência, às 9h20, será realizada a segunda palestra do seminário, que abordará o tema “A dignidade da pessoa e armadilhas no sistema de educação”. O palestrante será o professor Felipe Nery Martins Neto, que é Pedagogo, consultor pedagógico e orientador familiar, presidente do Observatório Interamericano de Biopolítica, diretor do programa de assessoria parlamentar permanente para assuntos de família no Congresso Nacional e Presidente do ISE (Instituto Superior de Educação).

Logo após a segunda palestra, haverá um pequeno intervalo, às 10h20. Em seguida, às 10h40, acontecerá a palestra sobre “O Papel da CNBB e as armadilhas na política”, com o Padre Rafael Fornasier. O sacerdote é doutorando em Ciências do Matrimônio e Família, mestre em Antropologia Teológica e vice-coordenador da Comissão de Bioética da CNBB.

A organização do evento programou ainda um debate, a partir das 11h40, mediado por Agostinho Bertoldi, que é médico radiologista e ginecologista e presidente do Cenplafam. O encerramento do seminário se dará às 13h.

Os interessados deverão se inscrever até o dia 17 de setembro pelo site www.seminariodavida.com.br. As vagas são limitadas, pois o local do seminário tem capacidade para 276 pessoas. Os participantes receberão certificados, que serão emitidos pelo NAB (Núcleo Arquidiocesano de Bioética de Curitiba).

O Auditório da Biblioteca da PUC-PR fica localizado na Rua Imaculada Conceição, número 1155, no bairro Prado Velho, em Curitiba, entrada pelo portão 1 (veículos) ou pelo portal (pedestres). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected].

Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro

O II Seminário da Vida da Arquidiocese de Curitiba é também um evento de preparação para a Semana Nacional da Vida (SNV). A Igreja no Brasil realiza a SNV de 1º a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8 de outubro. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas