Gaudium news > Igreja em Myanmar celebra Jubileu de 500 anos de Evangelização

Igreja em Myanmar celebra Jubileu de 500 anos de Evangelização

Yangon – Myanmar (Terça-feira, 02-09-2014, Gaudium Press) Uma apresentação artística em honra aos 500 anos da chegada da Fé Católica a Myanmar foi a primeira vez que “a Igreja em Myanmar se apresentou no estádio nacional e levou à luz o potencial cultural e os talentos”, afirmou para a EWTN o Padre Leo Mang, diretor de comunicações sociais da Conferência Episcopal de Myanmar. “Dado que as situações políticas estão se desenvolvendo em Myanmar e que há novas liberdades religiosas no país sentimos que é um privilégio celebrar o grande jubileu em 2014”.

500_anos_de_evangelizacao.jpg

Este privilégio, que deu início em novembro de 2013 e que culminará na Festa de Cristo Rei em novembro do presente ano, tardou quatro anos para chegar ao país. “É verdade que a chegada dos primeiros católicos a Myanmar foi em 1510, assim que na realidade são 504 anos”, esclareceu o sacerdote. As restrições à liberdade religiosa atrasaram a comemoração, mas não conseguiram eliminá-la. O musical “Jesus de Nazaré” expôs a história da redenção a uma multidão de assistentes que em duas apresentações encheram totalmente o recinto.

Esta parte da celebração foi possível graças à consolidação da Associação de Artistas Criativos Católicos, impulsionada pela Conferência de Bispos Católicos de Myanmar. Esta instituição começou a trabalhar desde 2012, estabelecendo um grupo de mais de 40 artistas comprometidos em contribuir com seu talento e experiência à Nova Evangelização.

A ideia original é “construir uma comunidade de fiéis artistas católicos que apoiem uma cultura de excelência”, relatou o Padre Mang. Eles são convidados a aperfeiçoar os talentos que receberam de Deus” e a desenvolver-se como especialistas em seu campo. Para o sacerdote, os artistas tem a missão de ser “custódios da beleza” e “arautos e testemunhas da esperança” para a humanidade inteira. Os profissionais contam com um capelão e participam da Eucaristia e da oração.

Para a Igreja em Myanmar, a arte é uma forma de promover um vínculo de unidade em uma nação com sete tribos étnicas e uma 137 subtribos sem que estas percam sua identidade. A Igreja Católica, que representa menos de um por cento da povoação total, conta com mais de 500 mil fiéis com membros de cada uma das etnias. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas