Gaudium news > Diocese mexicano recorda importância do vestuário adequado para assistir a Missa

Diocese mexicano recorda importância do vestuário adequado para assistir a Missa

Aguascalientes – México (Terça-feira, 02-09-2014, Gaudium Press) A Diocese de Aguascalientes (México), recordou a seus fiéis o cuidado do decoro e a dignidade no vestuário para assistir a celebração do sacramento da Eucaristia durante o Terceiro Sínodo Diocesano. Durante uma coletiva de imprensa o Vigário Geral, Padre Raúl Sosa Palos, pediu aos fiéis a disposição de “dar-lhe seu respeito à celebração eucarística” e ter um cuidado especial no vestir para este acontecimento. Tal e como se faz com outros tipos de compromissos.

Diocese mexicano.jpg

“Se se faz isto para uma celebração ou uma festa, que também se tenha respeito pelas celebrações da Santa Missa”, afirmou o sacerdote, que assinalou algumas recomendações que devem ser tidas em conta por parte dos fiéis, segundo informou a plataforma católica Aleteia. As indicações da Igreja não tem por objetivo “especificar ou condenar a mulher por algum tipo de vestido ou moda”, esclareceu o Padre Sosa, mas que “se pretende convidar os fiéis a acudir com respeito aos templos”.

As indicações, referidas a homens e mulheres, pedem aos assistentes as Missas, não ingressar aos templos com bermudas ou calças curtas, assim como portar trajes adequados que, por exemplo, não apresentem “minissaia, nem com decote pronunciado”. Estas disposições foram especialmente recomendadas para casamentos, celebrações de 15 anos e graduações. “Em algumas celebrações, sobretudo de tipo social”, explicou à Aletéia o Padre José Manuel Suazo Reyes, porta-voz da Arquidiocese de Xalapa, México, “assistem pessoas que não são crentes mas que são amigos e são os que às vezes desconhecem a dignidade do lugar e a celebração”.

Para o sacerdote, cuja Arquidiocese não emitiu um decreto regulamentário neste sentido, o importante destas recomendações é recordar que “a Igreja é um lugar sagrado onde se deve ir vestido com propriedade como em outros lugares de respeito”. Por este motivo pediu aos fiéis respeitar o devido decoro e não procurar chamar a atenção através de vestidos inapropriados. O essencial é ter presente que o templo é “um lugar no qual as pessoas se reúnem para encontrarem-se com Deus para orar ou para escutar a Palavra sagrada”.

A Diocese de Aguascalientes instalará alguns avisos informativos sobre a devida disposição para o sacramento da Eucaristia na entrada dos templos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas