Gaudium news > 29ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe é realizada no Rio Grande do Sul

29ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe é realizada no Rio Grande do Sul

Pelotas – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 02/09/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul, promoverá no dia 19 de outubro a 29ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe até o Santuário da Cascata, com o tema “Com Maria, aflitos de procurávamos”. Em preparação ao evento, uma intensa programação está sendo realizada pelas paróquias com encontros de Grupos Bíblicos e do Rosário Missionário.

29_romaria_.jpg

De acordo com a organização da romaria, todos os encontros preparativos serão perpassados pela temática da Campanha da Fraternidade de 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”; pela temática da 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos: “Os Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização”; e pela temática do Documento 100 da CNBB: “Comunidades de Comunidade – uma nova paróquia – A conversão pastoral da paróquia”.

As atividades no dia da romaria arquidiocesana, 19 de outubro, começarão às 7h com a Celebração Eucarística na Catedral e procissão motorizada, com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. O itinerário da procissão será o seguinte: saída da Catedral, na Rua Anchieta, passando pela Praça Cel. Pedro Osório, Rua Mal. Floriano, Av. Duque de Caxias, Av. Cidade de Lisboa, passa a BR 116, Av. do Passo do Salso, Vila Governaço até a Comunidade Divino Espírito Santo, depois segue até a BR 392, rumo ao Santuário da Cascata.

A acolhida das caravanas dos romeiros junto ao largo da Cascata acontecerá às 9h. Logo em seguida, será realizada a acolhida da imagem da santa no largo da Cascata e o início da caminhada a pé subindo a colina do santuário. Às 10h, haverá a Missa Solene.

O Santuário de Guadalupe, na Cascata, fica localizado na BR 392, no quilômetro 88, entre as cidades de Pelotas e Canguçu. O local está aberto todos os dias, a partir das 8h, para a visitação dos romeiros e grupos organizados.

História da devoção em Pelotas

A difusão da devoção a Nossa Senhora de Guadalupe na Arquidiocese de Pelotas foi crescendo a partir de 1979, ano em que se realizou a 3ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano em Puebla, México. Foi significativa a participação do então bispo diocesano dom Jayme Chemello. Ali foi destaque também a importância da devoção a Nossa Senhora de Guadalupe (Estrela da Evangelização) para o povo mexicano e para a evangelização da América Latina.

O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na Cascata, nasceu da consciência da presença de Maria no coração do povo da região de Pelotas. Da percepção desta presença surgiu a sugestão de expressar a devoção mariana através de um santuário. Por isso, a Diocese de Pelotas promoveu, em 1985, durante um encontro de lideranças de todas as comunidades, uma consulta sobre a criação de um santuário mariano e de uma romaria diocesana anual. A proposta refletida foi aprovada pela Assembleia Diocesana de 15 de novembro do mesmo ano.

Atualmente, o Santuário é composto pela Igreja central, salão de formação e retiros, salão refeitório, casa de hospedagem dos peregrinos, réplica do Museu do Santo Sudário e uma residência anexa. A dedicação da Igreja central foi feita pelo Bispo Dom Jayme, em 12 de dezembro de 2008. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas