Gaudium news > Paraná se prepara para Festa da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores

Paraná se prepara para Festa da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores

Guarapuava – Paraná (Terça-Feira, 02/09/2014, Gaudium Press) A Paróquia Santa Cruz, pertencente à Diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, está se preparando para a Festa da Exaltação da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores. De 5 a 13 de setembro, sempre às 19h, ocorrerá a novena preparatória Caminhando com Maria.

Durante a atividade serão refletidos os seguintes temas: A Igreja nasceu na Cruz; Igreja e Carisma Passionista; A Memória da Paixão; Qual é a Cruz que guia a minha vida?; Cruz – aniquilamento e solidariedade; Cruz – Escândalo e sabedoria; Cruz – expressão máxima do amor de Deus; Cruz, presença eficaz do Espírito Santo; e Os crucificados de hoje.paroquia_santa_cruz.jpg

No dia 14 de setembro, às 10h, ocorrerá a Missa da Exaltação da Santa Cruz. Já no dia seguinte, 15 de setembro, às 19h, será realizada a Santa Missa em honra a Nossa Senhora das Dores. A Paróquia Santa Cruz fica localizada na Rua Presidente Zacarias de Góes, número 961, no bairro Santa Cruz, em Guarapuava.

Festa da Exaltação da Santa Cruz

As relíquias da Santa Cruz, descobertas pela imperatriz Santa Helena, foram levadas para a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, no dia 14 de setembro do ano 335. A partir dessa data temos em toda a Igreja a festa da Exaltação da Santa Cruz. A festividade nos recorda a doação definitiva de Jesus Cristo em favor de toda a humanidade.

A Festa da Exaltação da Santa Cruz é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, quando a serpente do paraíso trouxe a morte, a infelicidade a este mundo, incitando os pais a provarem o fruto da árvore proibida.

A Cruz não é uma divindade, um ídolo feito de madeira, barro ou bronze, mas sim, santa e sagrada, onde pendeu o Salvador do mundo. Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, a todo o momento nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela Cruz, o Senhor continua a derramar sobre nós.

Nossa Senhora das Dores

A devoção a Nossa Senhora das Dores, celebrada no dia 15 de setembro, tem origem na tradição que conta o encontro de Maria com seu filho Jesus, no caminho do Calvário. Ao ver o seu filho carregando a pesada Cruz, torturado e sofrido, coroado de espinhos e ensanguentado, a dor da Mãe de Deus foi tão profunda que nos faz refletir até hoje sobre as nossas próprias dores.

Nos primórdios da Igreja, a festa era celebrada com o nome de Nossa Senhora da Piedade e da Compaixão. No século XVIII, o Papa Bento XIII determinou, então, que se passasse a chamar de Nossa Senhora das Dores. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas