Gaudium news > Santo Padre: “O Evangelho é uma novidade difícil de levar adiante: seguir Jesus”

Santo Padre: “O Evangelho é uma novidade difícil de levar adiante: seguir Jesus”

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 11-09-2014, Gaudium Press) A vida cristã “não é uma vida autorreferencial”, pois apenas com um coração misericordioso podemos verdadeiramente seguir Nosso Senhor Jesus Cristo amando nossos próprios inimigos como o Senhor nos pede, segundo o Papa Francisco, na Missa celebrada nesta quinta-feira, 11, na Casa Santa Marta.

casa_santa_marta.jpg

Baseando-se na passagem do Evangelho de São Lucas, que mostra o momento em que o Senhor indica o caminho do amor sem limites, o Pontífice lembrou que Jesus nos pede para rezar por aqueles que nos tratam mal e colocar a tônica sobre os verbos usados por Jesus: “Amem, façam o bem, abençoem, rezem e não se recusem. É dar a si mesmo, dar o coração, precisamente àqueles que nos desejam o mal, que nos fazem mal, os inimigos. Esta é a novidade do Evangelho”, disse.

De acordo com o Santo Padre, Jesus nos faz ver que não é um mérito se apenas amamos aquelas pessoas que também nos amam, pois os cristãos, ao invés, são chamados a amar seus inimigos: “Façam o bem e emprestem sem esperar nada, sem interesse e sua recompensa será grande. O Evangelho é uma novidade difícil de levar adiante: seguir Jesus”.

Logo depois, o Papa aconselhou os fiéis reunidos na Casa Santa Marta a caminharem pelas estradas do Filho de Deus, tendo um coração misericordioso para realizar tudo aquilo que o Senhor nos aconselha.

Além disso, Francisco ressaltou a questão do perdão: “Todos os dias dizemos no Pai Nosso: ‘Perdoai-nos assim como nós perdoamos’. Se eu não perdoo, como posso pedir ao Pai: Perdoe-me?”, perguntou.

Quando abordou sobre a “loucura da Cruz de Cristo”, conforme dito por São Paulo, o Pontífice assinalou que devemos “renunciar àquela esperteza do mundo para fazer tudo aquilo que Jesus nos diz”, pois de fato, “este é o caminho de Jesus: a generosidade; o doar-se sem medida”.

“Jesus veio ao mundo, e assim Ele fez: doou, perdoou, não falou mal de ninguém, não julgou. “Ser cristão não é fácil e nós podemos nos tornar cristãos somente com a graça de Deus, e não com as nossas forças”, destacou.

No final de sua homilia, o Papa Francisco explicou qual seria a oração diária a ser feita para que sejamos cada vez mais misericordiosos amando uns aos outros: “Senhor, dá-me a graça de me tornar um bom cristão, uma boa cristã, porque eu não consigo.”

“Peçamos ao Senhor a graça de entender o que é ser cristão, e também a graça de que Ele nos faça, a nós, cristãos. Porque sozinhos não seremos capazes”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas