Gaudium news > “Através da Cruz de Cristo, se venceu o mal”, observa Francisco, na Festa da Exaltação da Santa Cruz

“Através da Cruz de Cristo, se venceu o mal”, observa Francisco, na Festa da Exaltação da Santa Cruz

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 15-09-2014, Gaudium Press) Recordando a Festa da Exaltação da Santa Cruz no Angelus deste domingo, dia 14 de setembro, o Santo Padre começou seu discurso da seguinte maneira:

papa_francisco.jpg

“Algumas pessoas não-cristãs podem se perguntar: por que ‘exaltar’ a cruz?”

Segundo ele, “podemos responder que nós não exaltamos uma cruz qualquer ou todas as cruzes”, pois “exaltamos a Cruz de Jesus Cristo, porque é nela que foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade”.

Fazendo referência ao Evangelho do dia, de São João, onde a liturgia nos mostra que “Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único’ para nossa salvação, o Pontífice refletiu dizendo: “Por quê? Por que foi necessária a Cruz? Por causa da gravidade do mal que nos mantinha escravos”.

O Papa acredita que a Cruz onde Nosso Senhor foi crucificado expressa diversos sentimentos, que seriam “toda a força negativa do mal e toda a suave onipotência da misericórdia de Deus”.
A Cruz, prosseguiu, parece decretar o fracasso de Jesus, porém, na realidade, representa a marca da sua vitória.

“No Calvário, aqueles que o injuriavam, diziam: ‘Se és Filho de Deus, desce da cruz’. Mas a verdade era o oposto: justamente porque era o Filho de Deus, Jesus estava ali, na cruz, fiel até o final ao desígnio do amor do Pai. E exatamente por isso Deus ‘exaltou’ Jesus, dando-lhe uma realeza universal.”

Francisco lembrou que, quando olhamos para a Cruz onde Jesus foi pregado, contemplamos o sinal do amor infinito de Deus para cada um de nós e a raiz da nossa salvação, pois de fato, “daquela Cruz vem a misericórdia do Pai que abraça o mundo inteiro”.

“Através da Cruz de Cristo, se venceu o mal, a morte foi derrotada, a vida nos foi doada e a esperança restituída. A Cruz de Jesus é nossa única e verdadeira esperança!”, completou.

Contudo, o Papa Francisco advertiu os milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro:

“Acreditar na Cruz de Jesus significa O seguir no Seu caminho. Dessa maneira, inclusive os cristãos colaboram com a Sua obra de salvação, aceitando com Ele o sacrifício, o sofrimento, como também a morte pelo amor de Deus e dos irmãos.”

Quando abordou a celebração da Igreja pelo dia de Nossa Senhora das Dores, comemorado nesta segunda-feira, 15, o Santo Padre exaltou o nome de Maria Santíssima, lembrando que era Ela quem estava diante do Calvário, aos pés da Cruz:

“A Ela, confio o presente e o futuro da Igreja, para que todos sempre saibamos descobrir e acolher a mensagem de amor e de salvação da Cruz de Jesus”, encerrou. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas