Gaudium news > Diocese no Rio Grande do Sul reúne milhares de fiéis na Festa da Santa Cruz

Diocese no Rio Grande do Sul reúne milhares de fiéis na Festa da Santa Cruz

Erechim – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 15-09-2014, Gaudium Press) No último domingo, dia 14 de setembro, a Igreja Católica celebrou a Exaltação da Santa Cruz. Em sintonia com essa data, a Diocese de Erechim, no Rio Grande do Sul, realizou a Romaria de Nossa Senhora da Santa Cruz, no Santuário de mesmo nome, com amplo espaço rural, na estrada de Erexim a Aratiba. A 27ª edição do evento contou com a participação de milhares de devotos.

romaria.jpg

A programação da festa teve início pela manhã, com a oração do Santo Terço. Logo depois, ocorreu a exaltação da Santa Cruz, a realização da Via-Sacra, a entronização da Palavra de Deus e a benção dos alimentos. A partir das 14h, foi realizada a procissão, seguida da Santa Missa. A celebração foi presidida pelo pároco da Catedral, Padre Alvise Follador, sendo a homilia proferida pelo Padre Anderson Faenello, assistente dos seminaristas do Propedêutico e coordenador diocesano da Pastoral Vocacional.

Durante a homilia, o sacerdote refletiu sobre a solenidade litúrgica, enfatizando o significado da Cruz como sinal da riqueza da vida que nela Cristo nos oferece e da glória, porque através dela, Nosso Senhor foi glorificado e nos garante a participação em sua ressurreição, acolhendo-nos nos nossos sofrimentos.

No momento da comunhão, cerca de 8 mil pessoas comungaram, considerando-se o número de partículas consagradas.

Em preparação a romaria foi realizado um tríduo, de quinta-feira a sábado, com Santa Missa às 20h, dando enfoque aos seguintes temas: Oração, penitência, conversão e os ensinamentos da Santa Cruz. As Celebrações Eucarísticas foram presididas pelos Padres Cezar Menegat, Anderson Faebello e Edinaldo dos Santos Bruno. As cerimônias foram animadas pela equipe da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pelos seminaristas do Propedêutico e pela equipe da Paróquia São Cristóvão.

Festa da Exaltação da Santa Cruz

As relíquias da santa cruz, descobertas pela imperatriz santa Helena no dia 14 de setembro de 320, foram levadas para a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, no dia 14 de setembro do ano 335. A partir dessa data temos em toda a Igreja a festa da Exaltação da Santa Cruz. A festividade nos recorda a doação definitiva de Jesus Cristo em favor de toda a humanidade.

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada no último domingo, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para nós cristãos, a cruz é o maior símbolo de nossa Fé, cujos traços nós nos persignamos desde o início do dia, quando levantamos, até o fim da noite ao deitarmos. Quando somos apresentados à comunidade cristã, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado em nossa fronte pelo padre, pais e padrinhos, sinalando-nos para sempre com Cristo.

A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, quando a serpente do paraíso trouxe a morte, a infelicidade a este mundo, incitando os pais a provarem o fruto da árvore proibida.

Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, a todo o momento nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela cruz, o Senhor continua a derramar sobre nós. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas