Gaudium news > Exposição no México apresenta diversas representações de Nossa Senhora de Gaudalupe

Exposição no México apresenta diversas representações de Nossa Senhora de Gaudalupe

Cidade do México – México (Quarta-feira, 17-09-2014, Gaudium Press) A propósito das festas pátrias que por estes dias se celebram no México, uma maneira de aproximar-se da história deste país é através de Nossa Senhora de Guadalupe, que por séculos tem acompanhado o caminhar do povo mexicano. Este é precisamente um dos propósitos da exposição “No céu uma bela manhã”, que atualmente se apresenta no Museu da Basílica de Guadalupe, situado atrás do Templo Expiatório, no complexo do Santuário guadalupano, na Cidade do México.

Por séculos Nossa Senhora de Guadalupe acompanhou o caminhar do povo mexicano.jpg
Por séculos Nossa Senhora de Guadalupe acompanhou o caminhar
do povo mexicano / Foto: Esparta Parta.

Inspirada no célebre “Hino Guadalupano”, a mostra percorre pelas imagens populares da “Morenita de Tepeyac”, representações que diversos artesãos, gravadores e artistas realizaram desde o século XVII, até o presente século XXI, como testemunho de Fé e mostra de carinho até a Mãe de Deus. Também ressalta o seu rol em vários dos acontecimentos históricos da nação mexicana, como foi o Primeiro Congresso Mexicano presidido após a consumação da Independência, e a tomada de posse de algus presidentes do século XIX, entre outros.

Tal como indicou o curador desta mostra, Carlos Iván Arcila, que foi citado pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), que disse que com esta exibição “se pretende que o público visitante conheça de forma panorâmica, simples e breve, as diferentes maneiras como o povo representa Nossa Senhora de Guadalupe, e que mostra a riqueza e diversidade destas manifestações artísticas através de óleos, gravuras, esferas, barro, porcelana e muito mais”.

“São expressões que mostram a força da Fé dos mexicanos, elaboradas a partir dos materiais mais simples como dos mais sofisticados”, acrescenta o curador.

Uma riqueza artística que chama muito a atenção dos visitantes, tal como manifestou a diretora do Museu, Nydia Mirna Rodríguez, que disse que “para a grande maioria lhes fascina ver Nossa Senhora de Guadalupe em suas múltiplas representações”.Exposição no México apresenta diversas representações de Nossa Senhora de Gaudalupe.jpg

A exposição, que foi inaugurada no marco do Dia dos Museus, em maio, estará disponível até o dia 31 de dezembro de 2014.

“Aproximate e desfrute do engenho e da criatividade mexicanos em perfeita harmonia com a devoção à Morenita de Tepeyac, dentro das artes populares, aplicadas ou industriais. Uma sinfonia de materiais, técnicas e expressões artísticas”, é o convite que faz a instituição guadalupana.

O Museu da Basílica de Guadalupe é uma instituição privada, de caráter público e sem fins lucrativos, que tem por objetivo ser intermediário para dar a conhecer a mensagem guadalupana. Neste sentido, um de seus principais propósitos é “apresentar os valores espirituais, através de sua inestimável coleção de arte religiosa e sacra, sem esquecer sua importância como partes do patrimônio cultural do povo mexicano”, sublinha a Basílica de Guadalupe em informações sobre o Museu.

“Seu trabalho centra em conservar, estudar e difundir, cerca de 4 mil bens culturais resguardados pela Insigne e Nacional Basílica de Guadalupe. Objetos únicos e irrepetíveis, testemunhos vivos do tempo e depositários de numerosos valores intangíveis e significados, que se inscrevem nos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI”, continua. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas