Gaudium news > Catequese preparatória para Encontro Mundial das Famílias 2015 já está disponível

Catequese preparatória para Encontro Mundial das Famílias 2015 já está disponível

Filadélfia – Estados Unidos (Quinta-feira, 18-09-2014, Gaudium Press) O Pontifício Conselho para a Família e a Arquidiocese de Filadélfia (Estados Unidos), publicaram de maneira conjunta a catequese preparatória para o próximo Encontro Mundial das Famílias (EMF), que ocorrerá na cidade de Filadélfia em setembro de 2015. O documento, que abarca os ensinamentos da Igreja a partir do propósito da vida humana, e trata temas como o amor humano, o sacramento do matrimônio, a abertura da vida, entre outros, foi publicado através da editora “Our Sunday Visitor” e conta com versões em inglês e espanhol, em papel e formato eletrônico.Catequese preparatória para Encontro Mundial das Famílias 2015 já está disponível.jpg

“As verdades sobre a família reunidas no documento preparatório da Igreja para cada EMF (…) tem ênfases particulares baseados nos assuntos que o país anfitrião e o mundo estão enfrentando no momento da redação”, explica a apresentação oficial do texto. O documento é também a base sobre a qual se definirão alguns dos conteúdos do Encontro, como o são conferências, atividades juvenis e eventos culturais.

Família e vida cristã

O guia está dividido em dez temas principais. O primeiro deles, “Criados para a alegria”, fala do sentido transcendente da vida humana, que não surge do azar ou da simples interação das leis naturais, mas diretamente da vontade criadora de Deus. O seguinte tema, “A Missão do Amor”, aborda o propósito do existir de cada um dos seres humanos, “receber o amor de Deus e mostrar o amor de Deus aos demais”, assim como a missão de “sanar um universo quebrado” no qual o homem está chamado a ser testemunha e ajudante.

Os seguintes temas (3 e 4) estão referidos ao significado cristão da sexualidade humana e a doutrina da Igreja sobre o Sacramento do Matrimônio, assim como sua inerente fecundidade (5) e as diversas maneiras como a vida humana se faz fértil segundo as distintas vocações a serviço de Deus (6). O documento também aborda como a família constitui um valioso testemunho como “escola do amor, compaixão, perdão, respeito mútuo, paciência e humildade em meio de um mundo escurecido pelo egoísmo e o conflito”, sendo “Luz em um mundo escuro” (7).

Os tema do guia catequético são a proximidade das famílias e as redes de famílias que sofrem situações difíceis (8), o papel da Igreja diante da família e o mundo como Mãe, Mestra e Família (9) e a missão particular que o Encontro Mundial das Famílias 2015 apresenta aos católicos: “Eleger a Vida”. “Nossa missão de amor requererá coragem e fortaleza”, adverte o documento. “Jesus está chamando, e nós podemos responder, elegendo vidas de Fé, Esperança, Caridade, alegria, serviço e missão”.

A apresentação oficial do documento e os links da loja virtual na qual se pode adquirir estão disponíveis na página web oficial do Encontro Mundial das Famílias 2015. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas