Gaudium news > Santuário do Sagrado Coração de Jesus promove festa em Santa Catarina

Santuário do Sagrado Coração de Jesus promove festa em Santa Catarina

Içara – Santa Catarina (Sexta-Feira, 19/09/2014, Gaudium Press) No próximo domingo, dia 21 de setembro, será realizada a I Festa do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, pertencente à Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina. O Santuário, que está em processo de construção, fica localizado em Morro Bonito, em Içara. O local já está com a terraplanagem e a parte elétrica concluída e os trabalhos agora estão voltados à fundação, com o terreno já demarcado e sendo perfurado.cartaz da festa.jpg

O Apostolado da Oração (AO), movimento que congrega mais de 3 mil membros em toda a Diocese catarinense e tem devoção especial pelo Coração de Jesus, deverá compor a maior parte do público aguardado, uma vez que realiza também sua anual concentração diocesana. As caravanas chegarão no início da manhã, antes das 9h, horário marcado para a procissão de entrada com a imagem do padroeiro, bandeiras e estandartes.

“O encontro nos proporciona um momento de reflexão sobre a devoção aos Sagrados Corações de Jesus e também de Maria, tão importantes em nossa caminhada”, enfatizou a coordenadora diocesana do AO, Sílvia Spegel.

A programação do evento terá início às 9h, com procissão de entrada com os membros do Apostolado da Oração. Em seguida, às 10h, haverá a Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jacinto Inacio Flach. Ao meio dia, haverá um almoço de confraternização. A partir das 14h, será realizada a palestra “O Coração Misericordioso de Jesus” e adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo Padre Antônio Júnior. Às 15h, ocorrerá a Celebração Eucarística de encerramento da festa, com consagração das famílias e do Apostolado da Oração ao Sagrado Coração de Jesus.

Projeto do Santuário do Sagrado Coração de Jesus

O projeto estabelece um pórtico de entrada, que dará acesso a uma avenida com duas pistas e estacionamento com capacidade para 1,1 mil automóveis, além de ônibus. Logo após, terá início o percurso místico: o Jardim das Oliveiras, com 12 pés de oliveira, trazidos de Jerusalém. Desde o Jardim das Oliveiras, o percurso seguirá sobre córregos até a Capela do Getsêmane, um espaço de transição, contemplação e passagem, onde haverá uma imagem de Jesus, que representará a agonia no Horto das Oliveiras.

Em seguida, começará a Via Sacra, com 14 estações. As primeiras três estações estarão localizadas ao longo de uma trilha em uma área verde preservada. Cada estação será representada por obras de arte que incluem pinturas, esculturas, mosaicos e vitrais. Na 4ª estação, haverá o encontro de Jesus e sua mãe, Maria, no espaço denominado Praça de Nossa Senhora, circundada por 12 palmeiras, representando os 12 apóstolos, simbolizando o início da Igreja Católica.

Este espaço de convivência, descanso e contemplação contará com bancos e pérgolas, onde o paisagismo será contemplado com diversas flores, especialmente roseiras. A partir da Praça de Nossa Senhora, iniciará um percurso em subida pela elevação natural do terreno, que poderá ser percorrido por escadas ou por suaves rampas, em cujos patamares se localizarão as demais estações da Via-Sacra, até o alto do Pátio do Santuário. O Campanário será composto de dez colunas de concreto, simbolizando os Dez Mandamentos, e abrigará três sinos de bronze.

Com formato de cruz latina, com elementos arquitetônicos simbólicos tradicionais da arquitetura religiosa, como o arco e a cúpula sendo utilizados em uma nova composição estética, o santuário terá capacidade para 1,3 mil pessoas sentadas e mais 300 em pé. O templo também contemplará espaços externos para celebrações campais com capacidade para até 15 mil pessoas.

Campanha em prol da construção do santuário

A obra ainda não tem data para a finalização. A diocese está aceitando as doações da comunidade. Já foram distribuídos 4 mil carnês entre os fieis, além da doação que pode ser realizada por boleto bancário e também por depósito na conta da diocese de Criciúma. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas