Gaudium news > Letônia convida Papa para celebrar os 800 anos de consagração mariana do país

Letônia convida Papa para celebrar os 800 anos de consagração mariana do país

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-09-2014, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu em audiência ao Presidente da Letônia, Andris Berzins, o dia 20 de setembro, em uma cálida conversa de uns 20 minutos de duração. O mandatário europeu estendeu ao Pontífice seu convite formal a visitar o país em 2015, por ocasião da celebração dos 800 anos da consagração de Letônia como “Terra de Maria”.

papa_francisco.jpg
O Papa Francisco recebe ao presidente
letão Andris Berzins na Santa Sé.
Foto: Presidência da Letônia.

A histórica consagração foi feita pelo Papa Inocêncio III e é recordada em um livro que o Presidente obsequiou ao Papa Francisco, no qual se recolhe além disso a história da Evangelização do país. O Papa Francisco, por sua vez, obsequiou ao governante um baixo-relevo em bronze que representa o “Anjo da Paz” e duas cópias da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.

No comunicado oficial da República da Letônia, publicado no dia 19 de setembro, se menciona o convite oficial ao Papa Francisco e a realização de uma Conferência Internacional sobre o aniversário da consagração. O convite se estende também ao Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin, que recebeu ao Presidente uma vez concluída a audiência com o Santo Padre.

“As relações entre a Letônia e a Santa Sé são muito boas e estáveis, com uma rica história”, descreveu o governo letão. Também afirma que “o papel do Papa Francisco no mundo é muito apreciado” e destaca o fato de que “a Santa Sé foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da República da Letônia depois de sua criação em 1918”, além de que a Igreja Católica “nunca reconheceu a incorporação dos países bálticos na URSS”. Estas circunstâncias motivam um especial agradecimento da nação à Santa Sé a partir da paulatina recuperação de sua independência em 1991. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas