Gaudium news > "Oração feita com devoção adquire a contemplação", afirma o Bispo de Erexim

"Oração feita com devoção adquire a contemplação", afirma o Bispo de Erexim

Erexim – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 22/09/2014, Gaudium Press) Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Erexim, no Rio Grande do Sul, e Administrador Apostólico de Chapecó, em Santa Catarina, fez uma reflexão sobre a Palavra de Deus em nossas vidas. Ele afirma que como povo de Deus a caminho da casa do Pai, é importante alimentarmos a nossa vida de Fé com a Palavra de Deus, com o pão da Eucaristia e com a oração.dom gislon.jpg

De acordo com o Prelado, sem estes alimentos tão importantes para o peregrino que almeja um dia viver na morada eterna, corremos o risco de ir desanimando ao longo do caminho, até chegar o momento em que a nossa vida espiritual, debilitada pela falta do pão da Palavra, do pão da Eucaristia e da oração que fortalecem a nossa comunhão com o Senhor Jesus e com os irmãos, acaba morrendo.

“Visitando as famílias em nossas comunidades, tenho observado, que, praticamente, todas têm a Sagrada Escritura em suas casas. A Bíblia, este livro sagrado que contém a Palavra de Deus precisa ser lido e meditado. Através da leitura e da escuta da sua Palavra, Jesus nos transmite a sua experiência pascal e nos dá a força de segui-lo com entusiasmo e generosidade”, avalia o Bispo.

Dom Gislon salienta ainda que a Palavra de Deus também pode e deve ser meditada. Segundo ele, o estar no silêncio, a meditação e a contemplação são partes importantes daquele diálogo com Deus, porque elas nos permitem ver para além da Fé. Para o Prelado, este processo se inicia com a leitura e a escuta da Palavra de Deus, que toca a nossa vida espiritual, quando deixamos que esta Palavra fale aos nossos ouvidos, mas também ao nosso coração.

O Bispo também alerta que empenhados no cotidiano da vida, podemos achar que meditar e contemplar não podem fazer parte da nossa vida, já tão ocupada com tantas outras coisas, mas o Senhor Jesus, que conhecia os corações dos que iam ao seu encontro disse: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos” (Mt 11,25).

Para concluir, Dom Gislon enfatiza que a leitura, a meditação e a contemplação são partes importantes para aprofundarmos o nosso diálogo com Deus, pois a leitura sem a meditação é árida, a meditação sem a leitura está sujeita a erros, a oração sem a meditação é morna, a meditação sem a oração é infrutuosa, mas a oração feita com devoção adquire a contemplação.

“Que em nossa peregrinação para a casa do Pai, possamos ter sempre o coração aberto e disponível para acolher, meditar e contemplar a Palavra de Deus, presente na Sagrada Escritura.” (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas