Gaudium news > Curitiba sediará a 35ª Assembleia do Regional Sul 2 da CNBB

Curitiba sediará a 35ª Assembleia do Regional Sul 2 da CNBB

Curitiba – Paraná (Segunda-Feira, 22/09/2014, Gaudium Press) De 26 a 28 de setembro, na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê em Curitiba, será realizada a 35ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Estado do Paraná. A atividade terá como tema “Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia”, agora Documento da CNBB sob o número 100.

O evento, que contará com a assessoria de Dom João Bosco, Bispo de Osasco (SP), reunirá todos os Arcebispos e Bispos das Arquidioceses e Dioceses do Paraná, Arquieparquia e Eparquia Ucraniana Católica, coordenadores da Ação Evangelizadora, coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação, coordenadores diocesanos dos grupos de reflexão e leigos ligados a coordenação pastoral.

A assembleia contará ainda com a participação dos coordenadores regionais das pastorais, organismos e movimentos da igreja. Cada Diocese enviará cinco pessoas e a previsão é que o evento supere o número de 150 participantes. A organização salienta que o encontro também celebrar o Jubileu de Ouro do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Regional, que foi fundado em 1964, na terceira fase do Concílio Vaticano II, é formado por 18 Arquidioceses e Dioceses e duas Eparquias Ucranianas. São 835 paróquias e 9.700 comunidades locais.

A programação da atividade terá início na sexta-feira, dia 26, com a reunião dos Bispos. Depois do almoço, o encontro acolherá a chegada dos demais participantes. Já no sábado, dia 27, no turno da tarde, quatro Bispos Eméritos do Paraná contarão a história dos 50 anos do Regional Sul 2 em quatro viés.

Dom Albano Cavallin, Bispo Emérito de Londrina, falará sobre a Catequese. Por sua vez, Dom José Maimone, Bispo Emérito de Umuarana, refletirá sobre a sustentação do dízimo. A formação dos presbíteros será abordada por Dom Walter Ebejer, Bispo Emérito da União da Vitória. O Bispo Emérito da Arquidiocese de Cascavel, Dom Lúcio Baumgartner, meditará sobre a missão nesses 50 anos.

No fim da tarde, a partir das 18h30, ocorrerá a Missa Festiva no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, do padre Reginaldo Manzotti. Após a celebração, haverá o lançamento do livro de Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, intitulado “História da Igreja do Paraná”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas