Gaudium news > Cidade gaúcha realiza 73ª Romaria de Nossa Senhora da Conceição

Cidade gaúcha realiza 73ª Romaria de Nossa Senhora da Conceição

Nova Prata – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 29/09/2014, Gaudium Press) A 73ª Romaria de Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Nova Prata, pertencente à Diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, será realizada de 3 a 12 de outubro, com o tema “Com a Mãe Aparecida, ser solidário na dor”. De 3 a 10, acontecerá a novena preparatória, com um tema específico a ser meditado em cada noite. As atividades serão realizadas na Igreja Matriz do município.cartaz romaria.jpg

Os encontros da novena acontecerão sempre às 20h. No primeiro dia, 3 de outubro, o tema a ser meditado será “Maria: Defensora da dignidade humana”. Após a novena, ocorrerá uma procissão luminosa. No sábado, dia 4, a temática será “Maria: Presença consoladora na dor”. Já no dia 5, os participantes terão a oportunidade de refletirem sobre o assunto “Maria: Força dos que lutam pela Justiça”.

No quarto dia da novena, no dia 6 de outubro, o tema a ser abordado será “Maria: Consoladora dos excluídos”. Dando continuidade aos encontros, no dia 7, a reflexão será sobre “Maria: Socorro dos oprimidos e aflitos”. No dia 8, quarta-feira, o assunto será “Maria: Auxílio dos promotores da vida”. No sétimo encontro, dia 9, o enfoque da meditação será sobre “Maria: Modelo de fidelidade a Deus e ao Evangelho”.

Na sexta-feira, dia 10, e no sábado, dia 11, os temas a serem discutidos serão, respectivamente: “Maria: Mãe compassiva da humanidade” e “Maria: Esperança do povo do Senhor”. É importante destacar que também no sábado, às 15h, acontecerá a celebração comunitária da Unção dos Enfermos.

No dia da festa, dia 12 de outubro, às 15h, a romaria de Nossa Senhora da Conceição abordará o tema “Meu desejo é a vida do meu povo”. A Igreja Matriz São João Batista foi construída no início de 1939 e inaugurada em 11 de maio de 1943. O templo é do estilo gótico e romano, escolhido por uma comissão de paroquianos e, seu altar é todo feito em mármores.

Nossa Senhora da Conceição

A Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria sem mancha (“mácula” em latim) do pecado original. Desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de Fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas