Gaudium news > Visita do Papa às Filipinas: oportunidade de renovação espiritual para "católicos só de nome"

Visita do Papa às Filipinas: oportunidade de renovação espiritual para "católicos só de nome"

Manila (Quarta-feira, 01-10-2014, Gaudium Press) – Os católicos das Filipinas que “o sejam apenas de nome” devem ver na próxioma visita apostólica do Papa Francisco “um desafio e uma oportunidade para redescobrir a própria Fé”. “Eles devem estudar e aprofundar melhor no conhecimento do credo católico e preparar-se assim para a chegada do pontífice”. “Não basta apenas dizer-se católico, é necessário por a religião em primeiro lugar para poder compartilhá-la com os outros.

Estas foram palavras de Dom Florentino Cinese, bispo de Tarlac, nas Filipinas, ao comentar os preparativos que estão sendo feitos tendo em vista a viagem que o Papa Francisco fará ao país.

O Papa deverá ir àquele país de população de maioria católica entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2015, quando o pontífice fará também uma visita às regiões devastadas pela tufão Yolanda.

Segundo Dom Florentino, os filipinos “souberam da notícia da visita papal, com enorme alegria” e “esta será uma ocasião e um desafio para tornar sério seu credo religioso. Chegou realmente o momento em que as Filipinas receberão essas bênçãos espirituais das quais têm tanta necessidade, levando em consideração o péssimo estado em que se encontram as coisas” no país.

Concluindo suas considerações, o bispo de Tarlac afirmou que considera que a “presença do Papa trará unidade, fraternidade, amor recíproco e até o progresso tanto procuramos nos últimos anos.”

Os números

Dos quase 97 milhões de filipinos, 76,18 milhões são católicos. As Filipinas formam com o Timor Leste os únicos países de maioria católica no imenso e populoso continente asiático.

O país recebeu três visitas papais. A primeira delas foi em 1970 quando Paulo VI a visitou. Mais tarde, São João Paulo II lá esteve em duas ocasiões: 1981 e 1995. (JSG)

Da Redação, com informações Asia News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas