Gaudium news > Diocese de Lacio oferecerá óleo para a lâmpada de São Francisco de Assis

Diocese de Lacio oferecerá óleo para a lâmpada de São Francisco de Assis

Lacio – Itália (Quarta-feira, 01-10-2014, Gaudium Press) No próximos dias 3 e 4 de outubro ocorrerá a peregrinação das dioceses italianas ao Santuário de São Francisco de Assis, para comemorar a solenidade do Padroeiro da Itália. Dentro desta celebração que ocorre anualmente tem lugar uma bela tradição, que é a oferenda do óleo para a lâmpada que arde sobre o túmulo do santo franciscano, e que em cada ocasião está sob a responsabilidade de uma região italiana. Precisamente este ano de 2014 o privilégio de levar a oferenda foi da região de Lacio a que corresponde a Diocese de Roma.

momento da doação do óleo.jpg
“O momento da doação do óleo é muito significativo porque cada região,
no gesto de oferecer, representa não só a si mesma, mas
também as outras”: Padre Palmisanti/ Foto: Paolo C.

“Desejo convidá-los a participar numerosamente deste importante evento eclesial durante o qual pediremos a São Francisco que vele pela nossa nação neste não tão fácil momento, no qual a Itália deve enfrentar múltiplos desafios. Ao mesmo tempo, a peregrinação é um dom que o Senhor nos oferece para aprofundar na espiritualidade franciscana e aderir-se ao Evangelho com aquela radicalidade que distingue ao ‘pobre de Assis’, cuja vida é ainda fascinante para todos, de modo particular para os jovens. Para nossa Igreja de Roma ir em peregrinação até Assis tem um significado especial porque confiaremos à proteção do Santo a pessoa e o ministério de nosso Bispo, o Papa Francisco”, é o convite que fez a alguns meses atrás o Vigário da Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, aos fiéis romanos.

De acordo com o Padre Gianfranco Palmisani, frade menor capuchinho, que está comandando a organização da peregrinação regional pela Diocese de Roma, este evento “será um despertar da atenção sobre a múltipla presença da pobreza na cidade, que acolhe aos estrangeiros, mas que necessita dedicar-se majoritariamente àqueles que vivem a margem”, citou o diário Diocesano RomaSette.it.

As homenagens ao Santo Patrono da Itália por parte da região do Lacio começarão a partir das 17h30 do dia 03 de outubro na Basílica de Santa Maria dos Anjos, quando tenha lugar a solene celebração do Trânsito de São Francisco. “É uma celebração tradicional franciscana, que todas as casas e conventos franciscanos revivem; para nós é um momento particularmente significativo”, comentou o Padre Palmisanti.

Esta celebração será presidida por Dom Delio Lucarelli, Bispo de Rieti, e concelebrada pelo Cardeal Vallini. Também estarão presentes o legado Pontifício para a Basílica Papal de Assis, Attilio Nicora; Dom Domenico Sorrentino, Bispo de Assis; assim como os Bispos de todas as Dioceses de Lacio e os provinciais da família franciscana, além dos fiéis peregrinos.

No dia 04 de outubro, dia da memória de São Francisco, o prefeito de Roma, Ignazio Marino, renovará em nome de Lacio a oferenda do óleo que alimenta a lâmpada votiva que se encontra sobre a tumba do santo, e que a cada ano espera o oferecimento que realiza uma região italiana. “O momento da doação do óleo é muito significativo porque cada região, no gesto de oferecer, se não faz sozinha, mas também pelas outras, em um caminho comum de oração e participação”, ressaltou o Padre Palmisanti.

relíquia de São Francisco de Assis.jpg
Durante a peregrinação será dada a bênção para a Itália e o mundo
com uma relíquia de São Francisco de Assis
/ Foto: Unitalsi San Severo.

O sacerdote também explicou que esta oferenda é só “uma pequena porção simbólica do óleo que será destinado a Cáritas de Assis para os pobres, o Sacro Convento e as monjas de clausura de Santa Clara (…) Esta peregrinação é em perfeito estilo franciscano e se refere à espiritualidade do Pobre. Espero que a peregrinação remova a consciência diante da indiferença, que é o mal maior”.

Neste mesmo dia, a solene celebração da festa litúrgica de São Francisco ocorrerá na Basílica Superior de Assis às 10h, a qual será presidida pelo Vigário de Roma. Prévia à Santa Missa será dada uma bênção para a Itália e o mundo com uma relíquia da bênção do Santo italiano. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas