Gaudium news > Igreja na Bolívia pretende renovar o espírito missionário em outubro

Igreja na Bolívia pretende renovar o espírito missionário em outubro

La Paz – Bolívia (Quinta-feira, 02-10-2014, Gaudium Press) Outubro, além de ser o mês dedicado ao Santo Rosário, também é o mês das missões, sendo o Domingo Mundial das Missões, que se conhece como DOMUND, a jornada central com a qual se comemorará e se refletirá sobre o trabalho missionário que realizam muitos ao redor do mundo.

Papa Rezando.jpg

Justamente por ocasião deste mês, as Igrejas particulares animam a seus fiéis a tomar consciência do trabalho que realizam aqueles missionários, que deixando seus lugares de origem, vão às regiões mais distantes para servir a Igreja nos que sofrem, nos mais necessitados; assim como a ser partícipes do trabalho missionário com a oração e ajudando aos lugares de missão com contribuições econômicas.

Isto é o que ocorrerá durante outubro na Igreja boliviana que, movida pelo lema “Atreve-te! Anuncia o Evangelho!”, busca reviver o espírito missionário entre seus fiéis. Assim o fez saber Dom Eugenio Scarpellini Mazzoleni, Bispo de El Alto e Diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), em uma mensagem que dirigiu por ocasião do mês das missões.

“Em espírito de comunhão com nossos pastores, lhes convidamos a viver o DOMUND 2014 como uma grande oportunidade para renovar nosso espírito missionário, o ser protagonistas do anúncio da Boa Nova com nossa palavra e testemunho de vida”, disse o prelado.

Além disso, animou a todos a tomar consciência, e viver com alegria a etapa da Missão Permanente que como Igreja estão entrando, assim como a celebração do 5º Congresso Eucarístico Nacional, que se celebrará em Tarija em 2015, e o Congresso Americano Missionário que se levará a cabo no país sul-americano em 2018.

“Vivamos todo este mês retomando com vigor a oração, que nossas comunidades orem pelas vocações missionárias nativas, para sustentar o trabalho dos missionários na Bolívia e no mundo inteiro. Não esqueçamos que a Jornada do DOMUND implica também redobrar nosso compromisso de cooperação missionária: a coleta deve ser expressão de nosso coração aberto a todos os irmãos, especialmente com os mais necessitados. A generosidade de cada um de nós poderá apoiar as iniciativas de animação, formação e caridade nos territórios de missão mais pobres. São Paulo nos diz: “Deus ama o que dá com alegria” (…) Ao finalizar esta apresentação, me uno às palavras do Papa Francisco: ‘Queridos irmãos e irmãs, não deixemos que nos roubem a alegria da Evangelização!'”, conclui Dom Scarpellini Mazzoleni.

Para viver este mês das missões as OMP na Bolívia propuseram um itinerário de reflexão tendo em conta quatro temáticas: Uma Igreja com portas abertas anuncia o Evangelho, A Eucaristia fonte da alegria missionária, Sair ao encontro e os distanciados, e Eucaristia: ministério de comunhão e missão.

O DOMUND se celebra anualmente no penúltimo domingo de outubro -neste ano de 2014 a jornada ocorrerá no próximo dia 19-, sendo o dia que a Igreja Universal dedica para orar pelos seus missionários e colaborar com eles no trabalho evangelizador. O evento também busca chamar a atenção sobre a responsabilidade comum que tem todos os cristãos com a Evangelização, a qual se faz tangível através da oração e o apoio econômico à causa missionária. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas