Gaudium news > Nomeada nova diretoria do Colégio Pio Brasileiro

Nomeada nova diretoria do Colégio Pio Brasileiro

Roma – Itália (Quinta-feira, 02-10-2014, Gaudium Press) A gestão do Colégio Pio Brasileiro, que tem como missão a formação acadêmica e pastoral de sacerdotes diocesanos do Brasil, será assumida a partir de agora pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

piobrasileiro2012.jpg

Ao longo desses 80 anos de fundação, completados no mês de abril deste ano, a instituição foi administrada pela Companhia de Jesus.

Durante cerimônia ministrada pelo Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, nesta terça-feira, 30 de setembro, a nova diretoria do Colégio tomou posse de seus cargos. Entre os nomeados, estavam o mais novo reitor, o Padre Geraldo dos Reis Maia, atual presbítero da Arquidiocese de Uberada, em Minas Gerais.

Nesta ocasião solene, também encontravam-se o Arcebispo de São Luís, no Maranhão, e vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva; e o Bispo Auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência, Dom Leonardo Steiner.

No decorrer da cerimônia, o Cardeal Damasceno aproveitou para ressaltar o trabalho exercido pelo Colégio Pio Brasileiro, recordando-se do tempo em que foi estudante da instituição, ainda quando seminarista.

O purpurado agradeceu a presença do público e dos Jesuítas pelo desempenho realizado nos últimos anos, desejando sucesso à nova equipe que estará à frente do colégio.

O Padre Geraldo Reis Maia acredita que a nova gestão do Colégio Pio Brasileiro contribuirá ainda mais para o crescimento e a qualidade da formação dos presbíteros ingressantes na instituição. “Eu manifesto minha alegria e satisfação eu assumir a direção do Colégio, como o primeiro presbítero brasileiro nesta função. Sei que é uma grande responsabilidade, mas não estou sozinho nesta missão. Buscaremos fazer um trabalho colegiado, com todo o apoio da CNBB e dos nossos bispos”, disse.

Ainda no evento de posse, no Salão de Atos, aconteceu a assinatura do documento oficial de passagem do Colégio da Companhia de Jesus para a CNBB, bem como a inauguração de uma mostra fotográfica dos ex-reitores e o descerramento da placa comemorativa, gratificando os Jesuítas pelo trabalho realizado.

A nova equipe da gestão do Colégio possui como reitor o Padre Geraldo dos Reis Maia; o diretor de Estudos, Padre Domingos Barbosa Filho, da Diocese de Oeiras, no Piauí; o ecônomo, Padre Olindo Furlanetto, da arquidiocese de Manaus, no Amazonas; e o diretor espiritual, Padre Antônio Reges Brasil, da arquidiocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que permanece no cargo desde 2013.

A cerimônia teve também a presença do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, do prepósito geral da Companhia de Jesus, Padre Adolfo Nicolás, do Arcebispo e secretário da Congregação para os Bispos, Dom Ilson Montanari, e do Arcebispo e secretário para os Seminários da Congregação para o Clero, Dom Jorge Carlos Patrón Wong. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas