Gaudium news > Iniciadas as celebrações pelo V Centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus

Iniciadas as celebrações pelo V Centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus

Iniciadas as celebrações pelo V Centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus 1.jpg
A imagem de Santa Teresa peregrina pelas ruas de Ávila
Foto: Teresa de Ávila 2015 – V Centenario.

Ávila – Espanha (Quarta-feira, 15-10-2014, Gaudium Press) A Igreja na Espanha está em festa, e não é para menos. Hoje foi iniciado oficialmente no país europeu as celebrações pelo V Centenário de nascimento de de Teresa de Jesus, santa reformadora do Carmelo, mística e doutora da Igreja. A abertura do Jubileu Teresiano, que se estenderá até outubro de 2015, tendo lugar na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro -solenidade da também escritora- na Praça de Santa Teresa na cidade espanhola de Ávila.

A abertura do Ano Jubilar Teresiano ocorreu às 11h após uma procissão com a imagem de Santa Teresa no marco de uma celebração eucarística presidida por Dom Ricardo Blázquez, Arcebispo de Valladolid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, que esteve acompanhado por vários Bispos espanhóis, entre eles Dom Carlos Osoro, Arcebispo eleito de Madri; Dom Jesús García Burillo, Bispo de Ávila; e o Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valência, além da Família do Carmelo, encabeçadas pelo Padre Saaverio Canistrá, Geral da Ordem.

“Nos reunimos para recordar as obras da misericórdia de Deus, para cantar suas maravilhas, para fazer o elogio de uma mulher excepcional que nos precedeu na Fé em Deus, no amor a Jesus Cristo e nos trabalhos pelo Evangelho. A memória de Santa Teresa de Jesus, nascida próximo desta praça há 500 anos, nos convocou esta manhã. Sua recordação está viva entre nós; é motivo de alegria, de estímulo e de esperança”, disse Dom Blázquez durante sua alocução na abertura do V Centenário.

Após recordar os escritos de Santa Teresa, que tanto alimentaram os seus filhos e filhas espirituais e “são um sinal de atuação do Espírito Santo na Igreja e a humanidade”, o prelado saudou especialmente aos fiéis e peregrinos presentes: “em nome da Conferência Episcopal Espanhola saúdo a todos cordialmente; sejam todos bem-vindos; começamos com esperança este ano de graça do Senhor”.

Mais adiante o Presidente do Episcopado Espanhol animou aos presentes a olhar o passado e aprender dele: “Estamos começando o V Centenário de nascimento de uma mulher do século XVI; este exercício de memória é para nós aprendizagem de história, mestra da vida. Se damos as costas ao nosso passado, que algumas vezes nos corrige e outras nos ensina e alenta, recordaríamos as possibilidades de nosso presente e futuro pessoal, eclesial e social”.

Além disso, convidou a viver o Centenário recuperando o sentido da oração, tal como o fazia Santa Teresa de Ávila: “Descobrir o sentido cristão e humanizado da oração é um fazer muito importante neste V Centenário. A oração não é um diálogo consigo mesmo, alienando-se enganosamente e desfazendo-se falsamente do peso da existência. A oração não é uma expansão do espírito do homem até o vazio ou a solidão sideral esmagadora; nem um exercício do homem a superficialidade buscando a profundidade ou para superar a fragmentação em um centro unificador. A oração é um trato de amizade com Deus que sabemos nos ama, que vem a nosso encontro, que nos espera, que nos acompanha”.

“A celebração do V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus é uma oportunidade preciosa para atualizar e assimilar as dimensões fundamentais da vida cristã e apostólica na Igreja, e também a autenticidade da existência humana que todos compartilhamos”, concluiu Dom Blázquez.

Aprendemos a ser peregrinos como a “Santa Andariega”

O Santo Padre Francisco também se uniu espiritualmente aos festejos pelo V Centenário de Santa Teresa e através de uma mensagem que dirigiu ao Bispo de Ávila, convidou a todos a serem peregrinos, tal como foi a “Santa Andariega”.

“Na escola da Santa Andariega aprendemos a ser peregrinos. A imagem do caminho pode sintetizar muito bem a lição de sua vida e de sua obra. Ela entendeu sua vida como caminho de perfeição pelo que Deus conduz ao homem, morada após morada, até Ele e, ao mesmo tempo, o põem em marcha até os homens. Por que caminhos quer levar-nos o Senhor após as pegadas e as mãos de Santa Teresa? Gostaria de recordar quatro que me fazem muito bem: o caminho da alegria, da oração, da fraternidade e do próprio tempo”, diz o Sumo Pontífice.

Neste sentido exortou a todos a caminharem, tal como o faria Santa Teresa quando chegou a hora de sua morte. “´’Já é tempo de caminhar!’ (Ana de São Bartolomu, Últimas ações da vida de Santa Teresa). Estas palavras de Santa Teresa de Ávila a ponto de morrer são a síntese de sua vida e se converteram para nós, especialmente para a família carmelitana, seus conterrâneos e todos os espanhóis, em uma preciosa herança a conservar e enriquecer”, escreve o Papa.

“A todos digo: Já é tempo de caminhar, andando pelos caminhos da alegria, da oração da fraternidade, do tempo vivido como graça! Percorramos os caminhos da vida da mão de Santa Teresa. Suas pegadas nos conduzem sempre a Jesus”.

Iniciadas as celebrações pelo V Centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus 2.jpg
A Missa de abertura do V Centenário de Santa Teresa
foi presidida por Dom Blázquez
Foto: Teresa de Ávila 2015 – V Centenario.

Um grande dia para a Ordem do Carmelo

O início do Centenário tem um significado muito especial para a Ordem do Carmelo. Assim o fez saber o Padre Emilio J. Martínez, Vigário Geral dos Carmelitas Descalços, que através de uma mensagem dirigida a toda a ordem se referiu à grandeza do Jubileu Teresiano: “Hoje é um grande dia para a Ordem do Carmelo Descalço e para todos os que colocam seu olhar em Santa Teresa de Jesus, pois se inaugura o Ano Jubilar concedido por Sua Santidade o Papa Francisco. A partir de hoje, celebramos a memória de uma mulher Santa, religiosa, escritora, lutadora, carismática e conhecedora direta do amor de Deus”.

Continuando, convidou a todos a olhar a vida de Santa Teresa para fazer hoje mais atuais seus ensinamentos: “Da mesma forma que ela soube encontrar em Deus o esforço, o compromisso e o amor aos demais para transformar muitos aspectos da sociedade de seu tempo, nós trabalharemos para que durante todo o Centenário se atualize sua mensagem e seu espírito reformador; para dar a conhecer seu legado espiritual e para que este seja um Centenário de valores”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas