Gaudium news > Dioceses da Espanha se unem nas “vigílias da luz” pelas missões

Dioceses da Espanha se unem nas “vigílias da luz” pelas missões

Redação (Sexta-feira, 17-10-2014, Gaudium Press) No próximo dia 19 de outubro, a Igreja celebrará o Domingo Mundial das Missões (DOMUND), uma jornada promovida pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP), com o propósito de rezar e colaborar economicamente com o trabalho de evangelização dos missionários e missionárias nos territórios de missão.

Dioceses da Espanha se unem nas vigílias da luz pelas missões 1.jpg
As “Vigílias da luz” serão espaço de oração pelo trabalho dos
missionários ao redor do mundo / Foto: Ace Bonita.

Como parte das atividades que tem lugar na Espanha por ocasião da jornada, várias Dioceses do país europeu se unirão nas “Vigílias da luz”, espaços de oração pelas missões e os missionários que se realizarão como antessala ao DOMUND.

Nesta sexta-feira a vigília de oração ocorrerá na Diocese de Cádiz a partir das 20h no Colégio São José – Escravas do Senhor. Neste mesmo dia as Dioceses de Cáceres e Tuy-Vigó, também realizarão a jornada. Na primeira se celebrará às 20h na residência das Irmãs dos Pobres, e na segunda será às 19h na Igreja dos Apóstolos de Vigo.

Por sua vez, na Diocese de Cartagena haverá várias vigílias. Uma delas nesta sexta-feira, 17, às 20h30 na paróquia de São Paulo. As demais se desenvolverão após o DOMUND a partir do dia 20, neste dia a jornada de oração será às 21h na Capela das Franciscanas da Puríssima, evento que será organizado pelos missionários franciscanos. Já no dia 24 a vigília será na paróquia São João Batista em Archena às 20h30.

O sábado, 18, a jornada de oração pelas missões ocorrerá na Diocese de Osma-Soria às 19h45 na Igreja de São João de Rabanera. Além disso, o Mosteiro das Irmãs Clarissas se uniu à celebração e convidou aos fiéis da Diocese para que participem da Santa Missa que ocorrerá no próximo dia 20, que se celebrará também no marco das comemorações pela Virgem de Zimbabwe que neste dia recordam as clarissas de Soria.

Dioceses da Espanha se unem nas vigílias da luz pelas missões 2.jpg
“Renasce a alegria” é o tema para o
DOMUND 2014 / Foto: OMP España.

Por outro lado, em Getafe a “vigília da luz” será presidida no sábado, 18, por Dom Joaquín María López de Andújar, Bispo local, na Paróquia de São Fortunato em Leganés às 20h30; e na Diocese de Astorga, está ocorrerá no Convento de Sancti Spiritus. Para a ocasião se prevê o testemunho da religiosa Carmenza Taborda, missionária da Consolata na Tanzânia.

O DOMUND, ou jornada pelas missões é a oportunidade que tem os fiéis crentes para envolver-se com o trabalho missionário que desenvolvem muitos ao redor do mundo e em favor da evangelização daqueles lugares onde ainda não se conhece o Evangelho.

É por isso que com o Domingo Mundial das Missões se pretende fazer um especial chamado para que os católicos colaborem também economicamente, já que com os donativos se constroem templos, se formam catequistas, se atendem projetos sociais, sanitários e educativos, entre outros, que desenvolvem os missionários nos territórios de missão.

No caso da Espanha atualmente há 13 mil missionários do país europeu ao redor do mundo, sendo o país que maior número deles envia à Igreja Universal. De acordo com cifras difundidas pelas OMP na Espanha, os missionários deste país estão divididos por 130 nações, sendo as mulheres as que mais se entregam a Igreja neste serviço: por volta de 54,47% de acordo com os dados. Eles são enviados por 440 instituições religiosas, como congregações, movimentos e diocese.

América é o continente que maior número de missionários espanhóis recebe (70,20%), seguida de África com 12,98% deles. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas