Gaudium news > Bastão Relíquia de Santa Teresa de Jesus chega a São Paulo

Bastão Relíquia de Santa Teresa de Jesus chega a São Paulo

São Paulo (Sexta-feira, 17-10-2014, Gaudium Press) A Família carmelitana celebrará a Festa pelo V Centenário de Nascimento da Santa Madre Teresa de Jesus, Fundadora da Ordem Reformada e considerada como Doutora da Igreja Católica.

santa-teresa-de-jesus.jpg

Neste ano, os preparativos e homenagens em honra a Santa nascida em Ávila, na Espanha, vem sendo intensificados em todo o mundo. Prova disso é o Mosteiro dedicado a Santa Teresa, situado na região do Jabaquara, em São Paulo, que convida seus fiéis a participarem, com alegria e Fé, de uma cerimônia no convento, com uma Missa Solene presidida pelo sacerdote francês Padre Jean Marie Lauriet, pertencente ao Instituto Notre Dame de Vie, na França.

A relíquia, o bastão de Santa Teresa, considerado um sinal de sua autoridade, estará presente na Celebração Eucarística, permanecendo para veneração dos devotos no Carmelo do Jabaquara.

Em contato com a reportagem da Gaudium Press, a Irmã Maria Ana, carmelita do Mosteiro da região paulista, contou-nos que Santa Teresa, “pelo fato de ser Mãe fundadora da ordem, tem sua importância para a comunidade”, não apenas por ser fundadora da obra religiosa, mas também por ter sido proclamada a primeira Doutora da Igreja, em vista de sua doutrina espiritual, repleta de importantes “conhecimentos vivenciais, de união e amor com Deus”, sendo este considerado um matrimônio místico com o Senhor.

Quando perguntada acerca dos preparativos para o recebimento do relicário da Santa carmelita, Irmã Maria Ana afirmou que a cerimônia será reservada para os frades da ordem, inclusive, para aqueles que vieram na comitiva espanhola.santa_teresa-la_encarnacion.jpg

Entre as iniciativas propostas pelo Centro da Ordem é a peregrinação da relíquia da Doutora da Igreja, iniciada em Ávila no dia 15 de outubro, com a missão de percorrer o mundo por lugares teresianos, nos cinco continentes.

O Bastão de Santa Teresa regressará ao seu local de origem em 28 de março de 2015, lugar e data de sua origem, encerrando desta forma os festejos pelos 500 anos do nascimento da Virgem carmelita.

Sobre esse assunto, a Irmã Maria Ana explicou que na época, a Santa usava-o quando ia fazer suas fundações e visitas aos 17 carmelos na Espanha. De acordo com informações da comitiva carmelita espanhola, explica a religiosa, há um fragmento do corpo de Santa Teresa depositado na relíquia.

Finalizando a entrevista, a Irmã Ana lembra que neste período festivo, devemos nos “voltar para nossas intenções com Deus, através da oração”, pois através da oração, estabelecemos a amizade com o Senhor, recordando e rememorando desta forma “essa seiva indispensável na vida cristã”.

Por Leandro Massoni Ilhéu

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas