Gaudium news > Novo bispo tomará posse de diocese maranhense

Novo bispo tomará posse de diocese maranhense

Zé Doca – Maranhão (Segunda-feira, 20-10-2014, Gaudium Press) No último mês de julho, o Santo Padre havia nomeado o então padre polonês João Kot como o mais novo bispo da Diocese de Zé Doca, localizada no Maranhão. Recentemente, o religioso escolheu a cidade de Vitória de Santo Antão, no interior de Pernambuco, para realizar a sua ordenação episcopal.

convite dom kot.jpg

Naquela ocasião, presidiu a cerimônia o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Pedro Brito Guimarães.

Além disso, a consagração foi feita pelo Arcebispo de Olinda e Recife e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, Dom Fernando Saburido, acompanhado do Bispo Emérito da Diocese de Zé Doca, Dom Carlo Ellena.

Dom João Kot tomará posse do bispado maranhense no próximo dia 8 de novembro, durante solenidade na Praça da Catedral de Santo Antônio de Pádua, às 19h.

Dom João Kot

Natural da cidade de Maków Podhalanski, em Cracóvia, na Polônia, Dom Kot estudou engenharia civil, história da Igreja, teologia e filosofia.

Mais tarde, no mês de junho de 1992, foi ordenado presbítero. Dois anos depois, veio em missão para o Brasil.

O sacerdote, Oblato de Maria Imaculada (OMI), entre seus cargos religiosos, esteve à frente do ministério sacerdotal entre os anos de 1995 e 2005 na arquidiocese de Olinda e Recife.

Entre, 2006 a 2013, exerceu a função de pároco em São Raimundo Nonato, no Piauí, quando então assumiu a recém criada paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Capitão Gervasio Oliveira.

Dom Kot é atualmente conselheiro da Província Oblata do Brasil, criada em 2003. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas