Gaudium news > Dia Nacional da Juventude acontece nas principais comunidades do país

Dia Nacional da Juventude acontece nas principais comunidades do país

Brasília (Segunda-feira, 20-10-2014, Gaudium Press) O Dia Nacional da Juventude (DNJ), foi celebrado pela Igreja no Brasil neste domingo, dia 19 de outubro, retomando assim a reflexão da Campanha da Fraternidade deste ano, acerca do tráfico humano envolvendo jovens.

Em mensagem destinada a juventude, o Bispo Auxiliar de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, espera “que nenhum jovem viva em contexto de escravidão, violência e morte! E que nossos jovens, em compromisso missionário pessoal e coletivo, sejam, cada vez mais, ‘sal e luz’ de vida e liberdade no meio de seus irmãos e irmãs”.

A 29ª edição do evento contou com a realização de diferentes atividades nas comunidades locais e nacionais, embasadas na fundamentação bíblica para o DNJ deste ano: “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos dos opressores” (Jr 22,3a) e o lema “Feitos para sermos livres, não escravos”.

Segundo Dom Eduardo, o DNJ foi organizado pela Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional, na proposta de mobilizar a sociedade para temas de interesse comum.

“Com este lema do DNJ 2014, renovemos nosso compromisso de evangelizadores da juventude, chamados a auxiliá-la em sua dignidade de filiação divina”, lembrou.

Iniciando, primeiramente, nas dioceses e comunidades afins, a preparação para o evento nacional organiza a realização das Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ), reunindo os jovens para vivência de encontros de formação e espiritualidade.

Neste mês de outubro, os jovens participaram das missões populares em suas comunidades e paróquias.

A Comissão Nacional, em vista desse período, orienta os fiéis católicos a reviver o testemunho dos santos celebrados neste mês missionário.

“Aproveitemos do testemunho destes muitos santos e santas para encherem os olhos e o coração dos nossos adolescentes e jovens de entusiasmo missionário. Confiram se nos encontros de catequese e na programação dos grupos e movimentos juvenis existentes em sua paróquia, há momentos formativos ao redor destas figuras emblemáticas que marcam nossa história cristã e desinstalam as pessoas para servir a Deus e ao próximo”, lembrou o Bispo Auxiliar sul-matogrossense. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas