Gaudium news > Presidente do episcopado argentino: “Urge valorizar a maternidade como missão excelente das mulheres"

Presidente do episcopado argentino: “Urge valorizar a maternidade como missão excelente das mulheres"

Santa Fé – Argentina (Terça-feira, 21-10-2014, Gaudium Press) Dom José Maria Arancedo, Arcebispo de Santa Fe de la Vera Cruz e presidente da Conferência episcopal argentina, referiu-se às Mães e à maternidade, na perspectiva do dia das Mães, que na Argentina é celebrado no terceiro domingo de outubro.margarita.jpg

“Quando perdemos de vista o valor da transmissão da vida através de uma família, e nela de modo especial o cuidado da mãe, nos empobrecemos e se empobrece a cultura de um povo”, disse o prelado em sua reflexão semanal.

É necessário “celebrar nossa mãe para conservar a consciência de ser filhos. Isto nos faz bem. Hoje nosso olhar e afeto devem dirigir-se a ela, que o merece e o espera. Que maior alegria pode haver para uma mãe que a presença de seu filho! Isto não tem um valor comercial, nos fala da vida como um dom recebido”.

Devemos agradecer as mães por seus cuidados, inclusive antes de nosso nascimento. “Cada um de nós tem lembrança de uma história que viveu e recorda, porém, pode supor e reconhecer esse tempo de amor e cuidado que não recorda e sabe que existiu. A história de uma vida começa antes do nascimento, quando éramos uma verdade oculta e bem cuidada”, disse.

Para Dom Arancedo, a maternidade é “parte da condição da mulher, de sua dignidade e grandeza”. O prelado recordou que São João Paulo II desejava agradecer a Deus por “cada mulher, pela medida eterna de sua dignidade feminina”.

Ele citou um ponto do Documento de Aparecida onde se afirma que “urge valorizar a maternidade como missão excelente das mulheres. Isto não se opõe a seu desenvolvimento profissional e ao exercício de todas as suas dimensões, o qual permite serem fiéis ao plano originário de Deus que dá ao casal humano, de forma conjunta, a missão de melhorar a terra. A mulher é insubstituível no lar, na educação dos filhos e na transmissão da Fé. Porém, isto não exclui a necessidade de sua participação ativa na construção da sociedade. Para isso se requer propiciar uma formação integral de modo que as mulheres possam cumprir sua missão na família e na sociedade”.

Por último, Dom Arancedo enviou sua saudação e afeto “a todas as mães em seu dia” e fez uma oração especial por todas elas. (TGE-JSG)

Da Redação, com informações AICA

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas