Gaudium news > Cardeal Tempesta participa de cerimônia em Belém do Pará

Cardeal Tempesta participa de cerimônia em Belém do Pará

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 22-10-2014, Gaudium Press) No próximo dia 24 de outubro, às 18h, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, participará da celebração de aniversário sacerdotal do Arcebispo Emérito de Belém do Pará, Dom Vicente Joaquim Zico, a ser realizada na Basílica-Santuário do Estado paraense.dom_orani.jpg

A visita de Dom Orani à Arquidiocese de Belém o traz boas recordações, uma vez que assumiu a gestão eclesial da Igreja em 2004, permanecendo até o ano de 2009, participando de quatro celebrações do tradicional Círio de Nazaré. Tempo o suficiente para conquistar a confiança e o carinho do povo local.

“Aprendi muito com a cultura paraense, e trago no coração a alegria de ter vivido esses anos em Belém e aprendido com seu povo a piedade popular. São momentos que trago com muita alegria em meu coração”, afirmou o Cardeal para o site da Arquidiocese do Rio.

Sobre as ações significativas implementadas por ele na preparação do Círio, no intuito de divulgar e valorizar ainda mais a dimensão evangelizadora da festa, Dom Orani revelou que seu desejo era de que a Imagem de Nazaré peregrinasse tanto dentro quanto fora dos limites do Estado do Pará.

Segundo o Arcebispo do Rio, “é importante fazer as pessoas, do Brasil e do mundo, conhecerem esse evento (Círio de Nazaré) de Fé”.

“Iniciamos também a peregrinação da imagem e do Círio nas demais capitais, além do relacionamento com a imprensa nacional e internacional. Tudo para evangelizar.”

O purpurado observa “com alegria” a continuidade de seus trabalhos em prol da Igreja do Pará e lembra que “devemos estar atentos a novas necessidades de, por meio da missão do Círio, evangelizar. Este é um belo exemplo do povo de Belém”.

“O Círio tem evoluído no decorrer dos tempos, desde os bispos anteriores a mim em Belém. Tem evoluído para ser um evento que ajuda as pessoas a se encontrar com Jesus por meio de Maria, a vivenciar a fé católica. Faz parte do Círio, além da festa, a missão evangelizadora. Isso sempre foi feito no passado, antes de mim, e continua até hoje. A missão é evangelizar”, completou.

Desde quando assumiu a Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani retorna pela primeira vez à capital paraense, agora, na condição de pregador oficial da quinzena nazarena, a convite do Arcebispo Dom Alberto Taveira. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas