Gaudium news > Seminário de Bom Princípio (RS) festeja 66 anos de história

Seminário de Bom Princípio (RS) festeja 66 anos de história

Montenegro – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 22/10/2014, Gaudium Press) A Diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul, comemorou no último domingo os 66 anos de história do Seminário São João Maria Vianney, da cidade de Bom Princípio. Apesar de existir há tanto tempo, o local de formação esteve desativado por um período, mas foi reaberto há seis anos, por Dom Paulo De Conto, em um de seus primeiros atos como Bispo empossado da recém instalada Diocese gaúcha.

A celebração da Santa Missa festiva ocorreu às 10h, nas dependências do Seminário, e foi presidida por Dom Paulo de Conto e concelebrada por diversas sacerdotes da região. A animação dos cantos ficou a cargo da banda dos seminaristas. Durante a homilia, o Prelado destacou a vivacidade das três casas de formação diocesanas e o belo trabalho que vem sendo feito pela animação vocacional, através do Padre Neimar Schuster e sua equipe.

O Bispo também falou sobre a importância das missões, visto que a Igreja dedidcou o último domingo às missões e missionários. Segundo ele, quando celebramos as missões, lembramos que todos nos tornamos missionários pelo batismo. “Vivemos em ambientes necessitados da vivência cristã”, destacou ele.

Além disso, Dom Paulo aproveitou a ocasião para agradecer aos padrinhos de oração da Diocese e a todos que contribuem com o carnê vocacional. Ele salientou aos fiéis que participavam da cerimônia que juntos formamos o povo de Deus e devemos nos sentir compromissados como parte do processo de formação sacerdotal. De acordo com o Prelado, o resultado disso será uma Igreja vocacional e responsável com o povo diocesano.

Ao se aproximar o término da Missa, o reitor do Seminário São João Maria Vianney, Padre Eduardo Botega, dirigiu algumas breves palavras ao público presente. Primeiramente, ele agradeceu a Dom Paulo por ser “um pai e um pastor” e por estar sempre presente na caminhada. Também estendeu seus agradecimentos ao Padre Pedro Ritter, pároco de Bom Princípio, por ajudar a mostrar os caminhos, e ao Padre Neimar pela parceria na condução da formação dos jovens seminaristas. Por fim, o reitor agradeceu especialmente ao povo pelas doações para a festa.

A Diocese

No dia 8 de março de 2001, Dom Dadeus Grings, então Arcebispo de Porto Alegre, dividiu a Arquidiocese de Porto Alegre em cinco Vicariatos territoriais (Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Guaíba e Montenegro) e um temático (Vicariato da Cultura). Neste mesmo dia, Dom José Clemente Weber foi anunciado como novo Vigário Episcopal do Vicariato de Montenegro, abrangendo 29 paróquias e 32 municípios.

Mais tarde, no dia 2 de julho de 2008, o Papa Bento XVI anunciou, oficialmente, a criação da Diocese de Montenegro e nomeou Dom Paulo Antonio De Conto como seu bispo. No dia 6 de setembro de 2008, às 15 horas, a Diocese foi oficialmente instalada. No ato de instalação da Diocese, Dom Paulo anunciou a reabertura do Seminário São João Maria Vianney, de Bom Princípio. Depois de um período de reforma, a casa de formação foi reaberta no início de 2009. (FB com informações da assessoria de comunicação da Diocese de Montenegro)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas