Gaudium news > Diocese filipina realiza jornada de formação sobre Consagração à Santíssima Virgem

Diocese filipina realiza jornada de formação sobre Consagração à Santíssima Virgem

Cubao – Filipinas (Quarta-feira, 22-10-2014, Gaudium Press) Como um dos eventos que dá continuidade à Consagração das Filipinas ao Imaculado Coração de Maria como Povo amante de Maria, a Diocese de Cubao convocou aos fiéis a assistirem a uma jornada de formação no próximo dia 08 de novembro. O tema do encontro será “Viver nossa Consagração ao Imaculado Coração de Maria” e terá um caráter especial ao aproximar-se a festa litúrgica de Cristo, Rei do Universo.

Consagração à Santíssima Virgem.jpg
A devoção à Santíssima Virgem está profundamente arraigada nas
Filipinas e se materializou em sua Consagração Nacional como
Povo Amante de Maria em 2013. Foto: CBCP News.

O evento, que se desenvolverá durante todo o dia na sede da Chancelaria Diocesana será dirigido pelo Padre Romerico “Omer” Prieto, membro da equipe pastoral da Diocese e assessor de várias comunidades marianas em seus processos de consagração à Santíssima Virgem, assim como formação para religiosos e leigos e a formação de cenáculos de oração. O subtema particular desta edição do seminário de formação será “A Nova Era: O Reino Glorioso de Cristo Rei”.

A Conferência de Bispos Católicos das Filipinas recomendaram aos fiéis não só participar ativamente na celebração da Consagração Nacional que se levou a cabo em todo o país em junho de 2013 mas que solicitassem que este ato se reproduzisse no interior das famílias e das comunidades, assim como de forma pessoal com regularidade, e que se aprofundassem no sentido da Consagração para que signifique um “genuíno retorno a Deus e um olhar autêntico ao Evangelho”. Da mesma maneira assinalaram como “práticas adjuntas” a Consagração a “Missa e Comunhão de Reparação no primeiro sábado de cada mês” e a “oração e penitência”, na qual se destaca, de ser possível, a oração diária do Santo Rosário.

Os Bispos destacaram por ocasião da Consagração que o caráter das Filipinas como Povo Amante de Maria (Bayang Sumisinta Kay Maria) está intimamente relacionado com a identidade mesma da nação, como o destacou em 1988 o Cardeal Jaime Sin: “Quando nossa terra ainda não era uma, e nossa gente não era ainda uma nação… foi ela a Mãe de Jesus, o Filho Encarnado, que se fez nosso primeiro vínculo de idioma, a primeira língua comum de nossos corações, o símbolo de uma nova raça para quem a unidade e a paz chegariam com o tempo como um presente do Padre Celestial, mas um regalo que chegaria a nós de suas amorosas mãos (da Virgem)”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas