Gaudium news > Maringá comemora São João Paulo II

Maringá comemora São João Paulo II

Maringá – Paraná (Quinta-Feira, 23/10/2014, Gaudium Press) A Igreja Católica comemora, dia 22 de outubro, pela primeira vez, a memória litúrgica de São João Paulo II, que foi Papa por quase 27 anos. Para marcar a data, a Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, realizará uma Missa Campal, às 20h, no Parque Ecológico Papa João Paulo II, no município de Sarandi.

estatua_sao_joao_paulo_ii_em_sarandi.jpg

Durante a festividade, o Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, passará pelo povo com o relicário de João Paulo II, que contém a amostra de seu sangue, retirada dias antes de sua morte. O fato de a relíquia estar em forma líquida é explicado pela presença de uma substância anticoagulante que, de praxe, já está presente nos recipientes de coleta sanguínea no momento de retirada do material.

O Parque Ecológico, que passa por um processo de revitalização, recebeu em setembro deste ano a imagem de São João Paulo II. O monumento foi confeccionado em fibra de vidro e mede 5 metros de altura. O Parque Ecológico está situado no final da Avenida Brasil no fundo do vale do Jardim São José III, em Sarandi.

São João Paulo II

Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920 em Wadowice, na Polônia. João Paulo II foi um homem profundamente devoto de Nossa Senhora. Tão forte era sua ligação com a Virgem Santíssima que ele atribuíra a ela a sua salvação, após o atentado terrorista que quase o matou prematuramente. Ele era consagrado a Maria pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort: o seu pontificado era, em última instância, o reinado da Mãe de Jesus, a quem ele se dirigia com o belo lema “Totus tuus – Todo teu”.

A sua beatificação e canonização tão rápidas certamente são obras de Maria, que quis apressar no mundo o triunfo do Seu Imaculado Coração. Ocorrida no dia primeiro de maio de 2011, a beatificação de João Paulo II, presidida pelo seu sucessor, Bento XVI, foi um acontecimento sem precedentes. Na história da Igreja Católica nunca um Pontífice beatificou o seu antecessor.

O processo de beatificação do Papa João Paulo II foi um dos mais rápidos da história da Igreja Católica, ao iniciar-se dois meses após sua morte, sem esperar que transcorressem cinco anos, como estabelece o Código de Direito Canônico. Em 28 de junho teve início o processo de beatificação. A rapidez de sua beatificação se deu pelo desejo de Bento XVI, que não quis esperar o tempo habitual para esse tipo de acontecimento para dar início ao processo.

A canonização de João Paulo II aconteceu no dia 27 de abril de 2014, celebração do 2º domingo da Páscoa e da Divina Misericórdia. O dia para elevar o grande beato à honra da santidade não poderia ser mais apropriado, pois foi em um sábado, 2 de abril, véspera da festa da Divina Misericórdia, que o bem-aventurado foi levado para junto de Deus e de Maria Santíssima. Um presente do Céu ao Pontífice que, em vida, foi um ardoroso apóstolo da misericórdia divina. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas