Gaudium news > Busquemos ser missionários no ambiente onde estamos", diz Bispo de Santa Cruz do Sul

Busquemos ser missionários no ambiente onde estamos", diz Bispo de Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 24/10/2014, Gaudium Press) “Igreja Missionária” é o título do mais recente artigo de Dom Canísio Klaus, Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, em que ele afirma que para a Igreja Católica outubro é o mês das missões. Por isso, segundo o Prelado, ao longo do mês, as comunidades são convidadas a refletirem sobre a sua atividade missionária, renovando o seu compromisso evangelizador e se unindo em oração pelas missões.

Dom Canísio recorda que no Concílio Vaticano II se afirmou que “toda a Igreja é missionária e a obra da evangelização é um dever fundamental do Povo de Deus” (Ad Gentes 35). E, conforme ele, no Plano de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul, fazendo eco aos documentos da igreja, afirma-se que “a missão faz parte da essência da Igreja, uma vez que ela existe para evangelizar”.

Para o Bispo, a palavra missão normalmente é entendida como uma tarefa que vai além da fronteira da comunidade, e é assim que temos missionários brasileiros que estão atuando na África e na Ásia e missionários gaúchos que estão atuando na região Amazônica.

“Vários dos padres que estão trabalhando nas nossas paróquias tiveram a experiência de um trabalho missionário nas igrejas irmãs de Diamantino e Sinop. Ainda hoje, é significativo o número de irmãs e padres da região que estão em campos de missão na África, América Central, Ásia e Amazônia. Eu mesmo tive a graça de atuar como missionário no Mato Grosso, donde veio a inspiração para o meu lema episcopal: ‘Enviado para Evangelizar'”, salienta.

Além disso, Dom Canísio enfatiza que no Plano de Pastoral da Diocese gaúcha está registrado que para ser missionário não é preciso deixar a sua terra, porque “a missão começa em casa, no seu lugar, na sua comunidade, na sua família, no seu trabalho. Cada cristão, pelo batismo, recebe de Cristo o chamado a ser missionário, a começar por si, sua casa, sua comunidade, e até os confins do mundo”.

Ele também cita o Papa Paulo VI, beatificado no domingo passado, que ao falar sobre a missão da família afirmou: “no seio da família, todos os membros evangelizam e são evangelizados. Os pais, não somente comunicam aos filhos o Evangelho, mas podem receber deles o mesmo Evangelho profundamente vivido. E uma família assim torna-se evangelizadora de muitas outras famílias e do meio ambiente em que ela se insere” (EN n. 71) No mesmo documento, Paulo VI disse que “é necessário que os jovens, bem formados na fé e na oração, se tornem cada vez mais os apóstolos da juventude” (EN n.72).

Para finalizar, o Prelado nos convida a aproveitar o final do mês de outubro para firmar o nosso compromisso missionário, buscando ser missionários no ambiente onde estamos, a começar pela nossa família. Ele faz também um alerta para não esquecermos a missão “para fora”, “na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária” (Papa Francisco).

Dom Canísio pede a Deus que abençoe os missionários que estão longe da sua terra e fortaleça a todos nós no compromisso missionário. “E, a pedido do nosso Papa elevemos a nossa oração, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos e possibilite o nascimento de um mundo novo”, conclui. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas