Gaudium news > Catedral de São Paulo celebra beatificação de Madre Assunta Marchetti

Catedral de São Paulo celebra beatificação de Madre Assunta Marchetti

São Paulo (Segunda-feira, 27-10-2014, Gaudium Press) O dia 25 de outubro se tornou especial na vida de milhares de fiéis e religiosos que acompanharam a cerimônia de beatificação de Madre Assunta Marchetti, co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, mais conhecida como as Scalabrinianas.

Catedral de São Paulo celebra beatificação de Madre Assunta Marchetti 1.JPG
Madre Assunta Marchetti | Foto: Emílio Coutinho

Presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, a Celebração Eucarística contou ainda com a presença do prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, que havia sido enviado pelo Papa Francisco para presidir o Rito de Beatificação da religiosa.

Na praça da Sé, foram instalados telões para que a multidão vinda de diversas partes do mundo pudesse acompanhar os ritos.

O Rito de Beatificação iniciou-se com a leitura da biografia de Madre Assunta, que foi lida pela postuladora de sua causa de beatificação, Irmã Leocádia Mezzono, seguida pela solicitação ao enviado pontifício, feita por Dom Odilo, para que o nome da Serva de Deus fosse inscrito entre os beatos.

Depois, o Cardeal Amato fez a leitura em latim da Carta Apostólica do Papa Francisco, que proclamou a Madre Bem-aventurada, apresentando-a como “testemunha da caridade de Cristo para com os migrantes e órfãos, dos quais foi ‘mãe’ terna”.

“Assunta Marchetti foi uma cristã extraordinária”

Em sua homilia, Dom Odilo revelou que aquele era considerado um momento especial na vida da Igreja Católica, uma vez “que reconhece e proclama formalmente que sua filha Assunta Marchetti foi uma cristã extraordinária que viveu de maneira exemplar sua Fé, esperança e caridade”.

Além disso, o purpurado ressaltou que Assunta “não apenas viveu segundo as bem-aventuranças, mas ainda dedicou sua vida inteira para o bem do próximo”.

Catedral de São Paulo celebra beatificação de Madre Assunta Marchetti 2.JPG
Cardeal Dom Odilo preside cerimônia de beatificação de Madre Assunta
na Catedral Metropolitana de São Paulo | Foto: Emílio Coutinho

O Cardeal Amato, por sua vez, em mensagem pronunciada no final da celebração, assinalou que a religiosa encontrou no Brasil sua pátria espiritual e sua família composta de órfãos necessitados.

Finalizando, a cerimônia também teve a procissão da relíquia da Beata Assunta, trazida pela superiora geral das Missionárias Scalabrinianas, Irmã Neusa de Fátima Mariano.

Memorial inaugurado

Ainda neste sábado, aconteceu a inauguração do Memorial da Beata Assunta Marchetti, situado na Associação Educadora e Beneficente Casa Madre Assunta Marchetti.

O memorial dedicado a mais nova beata possui objetos pessoais que foram da religiosa, bem como imagens e documentos que relatam sua trajetória.

Houve também a inauguração de um monumento em homenagem a Assunta, na praça junto à rua da instituição educativa.

Catedral de São Paulo celebra beatificação de Madre Assunta Marchetti 3.JPG
Milhares de fiéis assistiram o Rito de Beatificação da religiosa co-fundadora
da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos
Borromeu (Scalabrinianas) | Foto: Emílio Coutinho

Dom Odilo, também presente no local, acompanhado do Cardeal Amato e de Dom Italo Castellani, Arcebispo da cidade italiana de Lucca, abençoou uma imagem de bronze da Bem-aventura.

Mais tarde, aconteceram apresentações culturais, bem como uma vigília de oração e preparação para a beatificação.

Texto: Leandro Massoni
Fotos: Emílio Coutinho

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas