Gaudium news > Milhares de fiéis peregrinam à Gruta de Nossa Senhora das Neves na Argentina

Milhares de fiéis peregrinam à Gruta de Nossa Senhora das Neves na Argentina

Bariloche – Argentina (Quinta-feira, 30-10-2014, Gaudium Press) Uma multitudinária peregrinação teve lugar no último final de semana na Gruta de Nossa Senhora das Neves na Argentina. Tratou-se da XXI romaria da Diocese de São Carlos Bariloche ao lugar mariano, que contou com a especial participação dos anciãos, assim como das famílias.

gruta_de_nossa_senhora_das_neves_na_argentina_2.jpg
Gruta Virgem das Neves / Foto: Servidores del Evangelio.

“Maria acompanha-nos a trabalhar pela paz” foi o lema com o qual se levou a cabo o multitudinário evento, que ocorre anualmente na Gruta de Nossa Senhora, situada na rota 82 e no caminho que leva ao monte Catedral, contígua à cidade de Bariloche.

A jornada em homenagem a Nossa Senhora começou no sábado, 25, com a peregrinação dos idosos e dos enfermos, no marco de um encontro que foi iniciado às 15h30 com a oração do Santo Rosário e logo com a celebração da Santa Missa, presidida às 16h pelo Bispo Diocesano, Dom Juan José Chaparro.

A jornada do domingo, 26, foi iniciada desde as primeiras horas com a peregrinação até a Gruta das comunidades paroquiais. O evento central foi a numerosa Missa presidida por Dom Chaparro ao lado da gruta com peregrinos procedentes não apenas de São Carlos de Bariloche, mas também de El Bolsón, Dina Huapi, Ingeniero Jacobacci, El Manso, Ñorquinco, Los Menucos, entre outras localidades.

Durante a homilia, o Bispo de São Carlos de Bariloche, após elevar uma oração especial pelas vocações, ressaltou a numerosa participação das paróquias, assim como das organizações cristãs e, sobretudo, das famílias que se uniram ao encontro para render uma sentida homenagem à Nossa Senhora das Neves.

gruta_de_nossa_senhora_das_neves_na_argentina_1.jpg
“Maria, acompanha-nos a trabalhar pela paz”
foi o lema do multitudinário evento / Foto:
Diocese de San Carlos de Bariloche.

Protetora dos montanhistas

Nossa Senhora das Neves está situada muito perto da cidade de Bariloche a poucos passos do conhecido monte Catedral. A venerada imagem da Virgem, padroeira e protetora dos montanhistas, se encontra no interior de uma gruta de pedra que foi construída no alto e onde os fiéis devem chegar após subir degraus íngremes.

A Mãe de Deus leva a seu pequeno Filho nos braços, e seu rosto reflete grande serenidade. Ao redor da Gruta pode-se apreciar centenas de lembranças que os fiéis deixaram com o passar do tempo como mostra de agradecimento pelos seus inumeráveis favores.

Esta devoção mariana se originou no ano 1580 quando Juan de Garay, no contexto da fundação de Buenos Aires, pôs o porto sob o amparo da Virgem sob esta invocação. A cada dia 05 de agosto se celebra uma inumerável peregrinação até sua gruta na qual participam peregrinos de toda Argentina.

“Mãe das Neves, que como padroeira protejas os teus filhos amantes das atividades de montanha, e que desde cima do Aconcagua até a extensão do chão, e que desde o norte do Andes até o sul de nossa pátria se ouça esta oração: salve Santa Mãe de Deus, protege aos montanhistas e que as benéficas neves enriqueçam nossos campos”, é o canto que entoam os peregrinos que chegam ao lugar. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas