Gaudium news > Diocese de Paranaguá realiza 201ª Festa de Nossa Senhora do Rocio

Diocese de Paranaguá realiza 201ª Festa de Nossa Senhora do Rocio

Paranaguá – Paraná (Quinta-Feira, 30/10/2014, Gaudium Press) A Diocese de Paranaguá, no Paraná, promoverá de 3 a 16 de novembro as festividades em honra a 201ª edição da Festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Estado. A partir do tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus”, os Missionários Redentoristas conduzirão celebrações religiosas e sociais, que culminarão com uma procissão. O evento deste ano encerrará o Jubileu de 200 anos de festividades.

Considerado o maior evento popular do Sul do Brasil e o quarto maior do País, a festa, em sua dimensão histórica e cultural, tem como características valorizar as manifestações religiosas, artísticas, musical e popular do litoral paranaense. O público-alvo da atividade é a família e os turistas do Brasil e do exterior. Os organizadores da festa estimam reunir cerca de 550 mil pessoas durante todo o evento.

festa_de_nossa_senhora_do_rocio_gaudium_press.jpg

A festa será celebrada com novenas, missas, bênçãos, confissões, cinco grandes e belíssimas procissões: Ciclística, Motorizada, Marítima e a Procissão Solene, no dia 15 de novembro, dia da Padroeira do Paraná, assim como a procissão de retorno, no dia 16 de novembro.

A programação terá início no dia 3, às 19h, com Missa e Novena em ação de graças pelos fiéis devotos da Mãe do Rocio. No dia seguinte, 4 de novembro, também às 19h, haverá Missa em louvor pelas benção e graças recebidas por intercessão da Mãe do Rocio. No dia 5, às 19h, Missa de Apresentação e troca do Manto da Mãe do Rocio. Na quinta-feira, dia 6, serão realizadas celebrações eucarísticas às 6h e 19h, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora da fidelidade”. Às 9h, ocorrerá a Missa dos estudantes e profissionais da Educação. No final da tarde, às 18h, acontecerá o primeiro encontro da novena à Mãe do Rocio.

No dia 7, as Missas ocorrerão às 6h e 19h, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora da solidariedade”. Às 9h, Missa dos estudantes e profissionais da Educação. Mais tarde, às 18h, segundo encontro da novena. A partir das 21h, haverá um show artístico. No dia 8, às 6h, será realizada uma Missa, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora que suplica por nosso caminhar”. Às 16h, acontecerá a 8ª Procissão Motorizada da Mãe do Rocio, com saída da Paróquia São João Batista. Depois, às 18h, será realizado o terceiro encontro da novena, e na sequencia, às 19h, a Celebração Eucarística, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora que suplica por nosso caminhar”. À noite, a partir das 21h, haverá um show com a dupla Álvaro e Daniel.

No domingo do dia 9 de novembro, haverá Missas nos seguintes horários: 6h, 8h30 e 19h, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora das vocações”. Às 9h30, ocorrerá a 11ª Procissão Marítima da Mãe do Rocio, com saída do Rio Itiberê. A Missa dos marinheiros e pescadores acontecerá às 11h30. No turno da tarde, às 16h, será realizada a 4ª Procissão Ciclística da Mãe do Rocio, com saída da Rádio Difusora AM 1460. O quarto encontro da novena terá início às 18h. Às 9h, haverá outro show artístico.

No dia 10, as Missas acontecerão às 6h e 19h, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora das Graças”. A Missa dos estudantes e profissionais da Educação será às 9h. No fim da tarde, às 18h, acontecerá o quinto encontro da novena. No dia seguinte, 11 de novembro, às 6h e 19h, serão realizadas Missas, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora acolhedora da Boa Nova”. O sexto encontro da novena será às 18h. Com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora dos que crêem na vitória sobre o sofrimento”, ocorrerão as Celebrações Eucarísticas das 6h e 19h. Às 18h, mais um encontro da novena preparatória.

No dia 13, acontecerão Missas às 6h e 19h, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, socorrei nossas famílias”. Às 18h, se dará o oitavo encontro da novena. Já no dia 14, as Missas das 6h e das 19h terão como tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus, Senhora dos trabalhadores”. O último encontro da novena ocorrerá às 18h. E, à noite, a partir das 21h, acontecerá um show com o Grupo Talagaço.

No dia da festa, 15 de novembro, serão realizadas Missas Solenes às 7h e 8h, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus”. Às 10h, haverá a solene Missa Campal da Festa da Padroeira. Mais tarde, às 12h, 14h e 15h, ocorrerão outras Celebrações Eucarísticas solenes, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus”. Às 15h, será apresentado um teatro sobre a história de Nossa Senhora do Rocio. Em seguida, às 16h, acontecerá a 201ª Procissão Festiva da Mãe do Rocio. No turno da noite, às 9h, terá um show nacional.

No último dia de atividades, em 16 de novembro, serão realizadas Missas às 8h, 11h30 e 15h, com o tema “Mãe do Rocio, ternura de Deus”. Às 17h, haverá Missa na Catedral de Paranaguá. Logo depois, às 18h, acontecerá a 201ª Procissão luminosa de Retorno da Mãe do Rocio. Às 19h, será feito um momento mariano com a entronização da imagem da Mãe do Rocio.

História da Virgem do Rocio

A devoção de Nossa Senhora do Rocio iniciou-se no século XVII, pouco tempo depois da elevação de Paranaguá a Vila, em 1648. Houve em Paranaguá uma terrível peste em 1686 e o povo recorreu a Mãe do Rocio e foi atendido.

Desde então a Virgem do Rocio vem intercedendo pelos seus filhos aflitos que a ela recorrem. Antes dessa data sabe-se que um pescador achou a imagem de Nossa Senhora do Rocio, sendo encontrada em uma noite calma de verão. Ao tirar a imagem da baía de Paranaguá, a mesma foi envolvida por milagrosas gotas de um sereno fino. Emocionado e cheio de fé o pescador a chamou de Nossa Senhora do Rocio, que quer dizer orvalho.

Proclamada padroeira do Paraná

Nossa Senhora do Rocio foi proclamada padroeira perpétua do Estado do Paraná no dia 11 de março de 1977, pelo decreto do então Papa Paulo VI. A solenidade aconteceu durante a 24ª Assembleia dos Bispos do Paraná, quando Dom Bernardo José Nolker comunicou a realização de uma aspiração do episcopado e do povo paranaense. A concessão histórica feita ao Estado é a única conhecida em toda Federação. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas