Gaudium news > Livro ensina virtudes com exemplos dos Santos

Livro ensina virtudes com exemplos dos Santos

Wichita – Estados Unidos (Quinta-feira, 30-10-2014, Gaudium Press) Um livro recentemente lançado nos Estados Unidos pretende responder a muitas dúvidas que os crentes podem ter em seu caminho de incentivo das virtudes. O que significa ter paciência? Como viver a humildade? Como tratar aos demais com amabilidade? As respostas se encontram, segundo a teóloga, psicóloga e educadora Jean Heimann, no exemplo de vida dos Santos.Livro ensina virtudes com exemplos dos Santos.jpg

“Viver uma vida virtuosa pode parecer uma tarefa intimidante, mas temos a fortuna de possuir exemplos para seguir”, expõem Heimann na apresentação de seu livro Sete Santos para Sete Virtudes: “Os Santos enfrentaram o pecado através da personificação e exemplo da virtude”. De fato, cada um dos Santos e Beatos da Igreja Católica deve passar pelo reconhecimento de suas virtudes em grau heróico, por quanto não só se trata de pessoas que cumpriram os requerimentos da salvação, mas que levaram mais além seu compromisso de imitação de Cristo.

Com esta simples mas segura aproximação à temática das virtudes, Heimann construiu um esquema de trabalho para a reflexão dos leitores. Cada uma das virtudes é vista à luz da frase de um Santo, uma reflexão pessoal sobre seu testemunho de vida, uma biografia breve e uma discussão sobre a espiritualidade que este heroico crente praticou. Cada um dos capítulos é concluído com uma oração que pede a intercessão deste mesmo Santo, associando-o à vida daqueles que aprofundaram em seu conhecimento.

As virtudes expostas pela autora são: a Caridade, a Castidade, a Diligência, a Humildade, a Amabilidade, a Paciência e a Temperança. Figuras de enorme veneração como São José (que ostenta a indescritível honra de ser eleito pai adotivo de Cristo e exposto como modelo de humildade), Santo Agostinho, Santa Mônica, Santa Catarina de Siena e Santa Inês fazem parte dos mestres selecionados por Heimann, além de contar com exemplos atuais como os de São João Paulo II e a Beata Madre Teresa de Calcutá.

A lista de virtudes corresponde às Virtudes Capitais, que se opõem diretamente aos Sete Pecados Capitais que resultam mais comumente conhecidos. O fomento destes bons hábitos da vida cristã constitui a maneira mais acertada de combater os defeitos contrários e a busca dos exemplos dos Santos (propostos pela Igreja como modelo concreto aos crentes) facilita uma visão prática de como levá-la a cabo.

Sete Santos para Sete Virtudes foi lançado ao mercado norte-americano no dia 24 de outubro pela editora Servant Books. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas