Gaudium news > Santo Ângelo prepara 81ª Romaria ao Santuário de Caaró

Santo Ângelo prepara 81ª Romaria ao Santuário de Caaró

Santo Ângelo – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 31/10/2014, Gaudium Press) Para promover a fé nos Santos Mártires, valorizar e divulgar a história das missões no Estado do Rio Grande do Sul e fortalecer a caminhada pastoral, a Diocese gaúcha de Santo Ângelo promoverá no dia 16 de novembro a 81ª Romaria do Santuário de Caaró, em Caibaté. Este ano o evento terá como tema “Iniciação à vida cristã” e como lema “Santos Mártires, acompanhai-nos na missão”.81_romaria_santuario_caaro_gaudium_press.jpg

O templo mantém viva a memória e o testemunho dos primeiros missionários do Estado, os santos mártires Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, mortos em 1628. Todos os anos a romaria reúne milhares de fiéis e devotos que peregrinam ao lugar do martírio desses três padres missioneiros.

De acordo com uma nota divulgada no site da Diocese, o evento constitui um acontecimento significativo de celebração da vida da Igreja local, representando uma oportunidade de crescimento de comunhão da Igreja. A romaria também promove um esforço diocesano com relação ao acolhimento dos milhares de peregrinos que visitam o local. “Na Romaria celebra-se o esforço missionário ao acolher, com generosidade e com intenso calor humano, romeiros vindos de várias partes da região missioneira, inclusive de outros países”, acrescenta a nota.

A programação da romaria terá início às 9h, com a Via-Sacra. Em seguida, às 10h, será realizada a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo da Diocese de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer. Ao meio-dia, haverá um almoço de confraternização. Logo após, a partir das 13h30, ocorrerão apresentações artísticas. O encerramento do evento se dará às 15h, com a benção da saúde.

Santuário do Caaró

O Santuário, que fica há dois quilômetros da BR-285, em Caibaté, homenageia a morte dos santos missioneiros Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, ocorrida em 1628. Tem uma ampla área verde e um espaço para missas ao ar livre. O local recebe milhares de pessoas em romarias e peregrinações, que buscam a água reconhecida como milagrosa.

Os padres Roque González e Alonso Rodriguez foram assassinados no dia 15 de novembro de 1628, na localidade de Caaró, e dois dias depois, na localidade de Assunção de Ijuí, foi morto o padre João de Castillo. Após o martírio, no ano de 1629, foi iniciado o processo de reconhecimento dos padres como mártires da Igreja Católica. Mas, por longos anos essa história não obteve destaque, sendo retomada durante as homenagens ao tricentenário do martírio em 1928.

Os santos mártires foram canonizados pelo então Papa João Paulo II, em 1988.(FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas