Gaudium news > Santuário de Fátima recebe imagem do “Cristo das Trincheiras”

Santuário de Fátima recebe imagem do “Cristo das Trincheiras”

Fátima – Portugal (Terça-feira, 11-11-2014, Gaudium Press) A partir do dia 29 de novembro estará em exposição no Santuário de Fátima o “Cristo das Trincheiras”, uma das peças religiosas mais evocativas da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial.

santuario_de_fatima_recebe_imagem_do_cristo das_trincheiras_gaudium_press.jpg

De acordo com o serviço de imprensa do Santuário, a exposição da imagem na Cova da Iria será realizada na intenção de recordar o contexto especial da quarta aparição de Nossa Senhora em Fátima, que ocorreu no dia 19 de agosto de 1917.

Além do “Cristo das Trincheiras”, a exposição intitulada “Neste vale de lágrimas” contará com peças do Santuário de Fátima e outras provenientes da Diocese de Viseu, do Museu Nacional de Arte Antiga, da Câmara Municipal de Ourém e da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.

Para o diretor do Museu de Fátima, Marco Daniel Duarte, o “Cristo das Trincheiras” é a peça que “melhor poderá ilustrar a participação de Portugal na Primeira Grande Guerra” e também aquilo que “pode ser o contexto cristão em tempo de guerra”.

O “Cristo das Trincheiras” acompanhou diariamente os soldados portugueses que estiveram envolvidos na batalha de La Lys (França), contra os alemães no ano de 1918. Quarenta anos depois o governo português solicitou às autoridades francesas que enviassem a imagem para Portugal, deviso a sua ligação com os militares portugueses.

Ainda segundo o diretor do Museu de Fátima, ao recordar a I Guerra Mundial, “o visitante poderá entender como é que a mensagem de Fátima entronca nestes cenários e qual é a resposta que a Virgem Maria aqui pede para se alcançar a paz: a oração do Rosário”, conclui. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas