Gaudium news > Espanha acolhe segunda etapa do Congresso Internacional das Grandes Cidades

Espanha acolhe segunda etapa do Congresso Internacional das Grandes Cidades

Barcelona – Espanha (Terça-feira, 11-11-2014, Gaudium Press) Com o objetivo de debater e apresentar ações diante dos desafios pastorais das metrópoles, mais de 20 Cardeais e Arcebispos procedentes das principais cidades do mundo se encontrarão novamente em Barcelona para o I Congresso Internacional das Grandes Cidades cuja primeira etapa ocorreu entre os dias 20 a 22 de maio deste ano, e sua segunda fase de desenvolverá entre os dias 24 a 26 de novembro próximos.

Espanha acolhe segunda etapa do Congresso Internacional das Grandes Cidades.jpg
Com o Congresso se busca consolidar a presença cristã nas grandes
cidades. Nas imagens, Cidade do México e Madri / Fotos por:
Javier Alberto Ramírez y Gorka Linaza.

De acordo com o Cardeal Lluís Martínez Sisthac, Arcebispo de Barcelona, e principal promotor do encontro, com o Congresso “esperamos consolidar e melhorar a presença cristã nas grandes cidades e na cultura”, sobretudo quando na maior parte das grandes concentrações urbanas de hoje “a Fé e a cultura cristã já não são hegemônicas na maior parte delas”.

Um tema que, de acordo com o Cardeal, o Santo Padre Francisco abordou na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’: “Novas culturas seguem gestando -se nestas enormes geografias humanas na qual o cristão já não é normalmente promotor ou gerador de sentido, mas que recebe outras linguagens, símbolos, mensagens e paradigmas que oferecem novas orientações de vida, aos poucos em contraste com o Evangelho de Jesus”.

Neste sentido, como diz o Arcebispo de Barcelona, “não pretendemos apresentar somente um modelo de presença cristã no mundo urbano”, mas que os cristãos se integrem às cidades “como a alma da sociedade”. Como explica o purpurado citando trechos da denominada ‘Epístola a Diogneto’: “Os cristãos não se distinguem dos demais homens nem por sua terra nem por sua fala nem por seus costumes. Porque não habitam em cidades exclusivas para eles nem falam uma língua estranha nem tem um estilo de vida separado do estilo dos outros homens. Residindo em cidades gregas ou bárbaras, segundo a sorte que cada um teve na vida, adaptando-se nas vestes, na comida e em outros aspectos da vida aos usos e costumes de cada país, mostram no entanto um estilo peculiar de conduta admirável e, segundo confissão de todos, surpreendente. Passam o tempo na terra, mas tem sua cidadania no céu. Obedecem as leis estabelecidas, mas com sua vida sobrepassam as leis”.

Várias serão as atividades realizadas pelos prelados durante o Congresso, uma delas será a celebração Litúrgica da Palavra presidida pelo Arcebispo de Barcelona na Basílica da Sagrada Família. Nesta oportunidade será lido uma mensagem que o Papa Francisco enviou para a ocasião.

Da América estarão presentes neste encontro os Cardeais Mario Aurélio Poli, Arcebispo de Buenos Aires; Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro; Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Ricardo Ezzati, Arcebispo de Santiago do Chile; Francis George, Arcebispo de Chicago; além de Dom Salvatore J. Cordioleone, Arcebispo de São Francisco e Dom Rogelio Cabrera López, Arcebispo de Monterrey.

Pela Europa estarão os Cardeais Agostino Vallini, Vigário da Diocese de Roma; Kazimierz Nycz, Arcebispo de Varsóvia; Jean Pierre Ricard, Arcebispo de Burdeos; Josip Bozanic, Arcebispo de Zagreb; Crescencio Sepe, Arcebispo de Nápoles e Philippe Barbarin, Arcebispo de Lyon. Também estarão Dom Manuel J. Macario, Arcebispo de Lisboa; Dom Sebastià Taltavull, Bispo auxiliar de Barcelona e Dom Carlos Osoro, Arcebispo de Madri. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas