Gaudium news > Eleito novo Conselho Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Eleito novo Conselho Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

São João do Polêsine – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 11/11/2014, Gaudium Press) Ontem, dia 10 de novembro, sétimo dia do XIX Capítulo Geral, foi eleito o novo conselho geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que tem sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A Irmã Marlise Hedges foi reconduzida à direção geral da Congregação para o sexênio 2014-2020. O Capítulo Geral, que se estende até o dia 13, está sendo realizado na Casa de Retiros Nossa Senhora de Lourdes, na cidade gaúcha de São João do Polêsine.foto Irmã Marlise Hendges.JPG

A programação do dia teve início com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Hurbet. Em sua homilia, ele encorajou às Irmãs a assumirem destemidamente a missão confiada por Deus. Logo em seguida, as Irmãs foram à sala capitular para realizarem as votações.

A primeira eleição foi para a Direção Geral. A Irmã Marlise foi reeleita no primeiro escrutínio (turno) com 55 votos de um total de 57. Ao finalizar a votação, coube a Dom Hélio perguntar se a diretora-geral aceitava a missão confiada pelas irmãs e proceder com a leitura do termo de compromisso. Em seguida, foi realizada a eleição das irmãs para o novo Conselho Geral.

As eleitas foram: Irmã Elenar Luisa Berghahn, vice-diretora-geral e conselheira do Setor Educação; Irmã Dali Löff, secretária geral; Irmã Gema Tonial, conselheira geral secretária das mantenedoras; Irmã Élida Debastiani, conselheira geral do Setor Formação; Irmã Maria Aparecida Barboza, conselheira geral do Setor Animação Missionária; Irmã Maria Bernadete Macarini, conselheira geral do Setor Ação Social; Irmã Joana Guedini, ecônoma geral.

A Irmã Marlise, depois de sua reeleição, declarou que nos últimos seis anos fez uma profunda experiência de Deus e isso, acrescido ao apoio das co-irmãs e dos leigos, a fez assumir a missão confiada. Para este novo tempo que se inicia, a religiosa pediu quatro dons em especial: amor, discernimento, sabedoria e graça.

“Eu pedi e peço a Deus, peço para que as Irmãs rezem por mim para que eu tenha quatro dons: o dom de amar e de servir à Congregação e ao Reino de Deus, o dom do discernimento para descobrir sempre qual é a vontade de Deus em cada momento, o dom da sabedoria para saber quais os apelos que temos hoje e que a Congregação se sente interpelada a atender e o dom de ser companheira da graça de cada irmã da Congregação e, também, de cada leigo e leiga ICM”, disse.

Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que foi fundada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix, no dia 8 de mais de 1849, no Rio de Janeiro, é a segunda mais antiga do Brasil, com 165 anos. Fazem parte dela mais de 700 irmãs presentes em 15 Estados brasileiros, no Distrito Federal e em mais oito países. A Sede Geral da congregação está situada na cidade gaúcha de Porto Alegre. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas