Gaudium news > Igreja na Bolívia promove Procissão com Nossa Senhora da Doce Espera como preparação ao Advento

Igreja na Bolívia promove Procissão com Nossa Senhora da Doce Espera como preparação ao Advento

La Paz – Bolívia (Sexta-feira, 13-11-2014, Gaudium Press) Advento é tempo de espera, é ocasião para preparar os corações ao nascimento de Jesus, e que melhor maneira de dispôr este tempo litúrgico tomando como exemplo a Mãe de Deus. Isto é o que fará a Arquidiocese de La Paz (Bolívia), com a procissão em honra à Nossa Senhora da Doce Espera, preciosa invocação mariana com a qual se rende culto a Maria em gestação, em espera pelo nascimento do Menino Jesus.

Igreja na Bolívia promove Procissão com Nossa Senhora da Doce Espera como preparação ao Advento.jpg

As origens desta devoção mariana datam
do princípio do Cristianismo, e tem
profundas raízes bíblicas / Imagem
tomada de Iglesia Viva.

Com o lema “Testemunhas do amor de Maria à humanidade”, a procissão ocorrerá no próximo domingo, 23 de novembro, partindo da Basílica Menor de Nossa Senhora Auxiliadora -onde se encontra uma capela dedicada a Nossa Senhora da Doce Espera- até a Paróquia Santuário da Imaculada Conceição do Montículo.

A concentração dos fiéis será às 17h no átrio da Basílica boliviana e concluirá com uma celebração Eucarística no Santuário da Imaculada, ocasião na qual se rezará especialmente pela vida e a família, de modo particular pelas mães gestantes e as crianças por nascer, de quem a Virgem da Doce Esperança é sua padroeira.

“Venha com tua família e festejemos juntos o valor da vida”, é o convite feito à família da Doce Espera, que anima este encontro de Fé entorno da Mãe de Jesus.

Devoção que nasce desde o princípio do Cristianismo

As origens desta devoção mariana datam do princípio do Cristianismo, e tem profundas raízes bíblicas. Como explica o sacerdote Miguel Manzaneras, “já no Antigo Testamento o profeta Isaías anuncia o grande sinal divino da donzela grávida que dará a luz a um filho que será chamado ‘Emmanuel’, que significa ‘Deus conosco’ (Is7, 14)”, uma profecia que “se cumpriu plenamente na Virgem Maria”.

Nas Sagradas Escrituras também está a primeira grande devota à Nossa Senhora da Doce Espera; trata-se de Santa Isabel, quem proclamou o “Ave Maria”, declarando-a como “a mulher bendita entre todas as mulheres pelo fruto de seu ventre”, como sublinha o Padre Manzanares.

Foi só até o X Concílio de Toledo quando se estabeleceu oficialmente o dia oitavo, antes do Natal, como data para celebrar a Virgem Mãe, mantendo-se igualmente a solenidade da Encarnação que ocorre a cada 25 de março. Com o tempo esta devoção recebeu outros nomes como o da Virgem da Expectação do parto, ou Virgem da Esperança.

Além da Bolívia, com sua celebração em La Paz, vários países também tem especial devoção a esta bela invocação, entre eles Argentina, Paraguai e Peru. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas