Gaudium news > Basílica de Americana, em São Paulo, passa por restauração

Basílica de Americana, em São Paulo, passa por restauração

São Paulo (Sexta-feira, 14-11-2014, Gaudium Press) Em Americana, São Paulo, a Basílica de Santo Antônio de Padua teve a primeira etapa de sua restauração concluída, iniciando pelo Presbitério e agora, seguindo para os braços da Cruz.

Basílica de Americana.jpg

Considerada a primeira grande revitalização em quase meio século de existência, as reformas no templo vêm avançando, de modo que a igreja venha a se tornar logo mais um espaço mais agradável para os fiéis que buscam um momento de paz, meditação e oração.

“Estamos muito contentes com andamento dos trabalhos e também pelo apoio e aprovação que a restauração recebe da comunidade e do nosso Bispo Diocesano, Dom Vilson Dias de Oliveira, que acompanha semanalmente as obras e tem contribuído muito para a sua execução”, disse o Reitor, Padre Leandro Ricardo.

Até o momento, foram restauradas as rosáceas, os adornos dos candelabros, as colunas, as cruzes de dedicação, capitéis, zarcana e molduras. Também foi feito o serviço de aplicação de verniz para a proteção e conservação das pinturas.

O cronograma de trabalhos prevê a restauração de toda a Igreja dedicada a Santo Antônio de Pádua em cinco etapas, com o prazo de finalização das obras em 2016, com o restauro da parte externa.

Além disso, a Basílica teve outras partes restauradas, como as antigas portas de madeira maciça, o coro e alguns vitrais importados que apresentavam problemas. O Padre Leandro não esconde a alegria ao falar da representatividade da Igreja para a cidade de Americana:

“Não canso de repetir que, apesar de ser a maior restauração que a Basílica recebe em 47 anos, o que nos motiva é a reforma espiritual e pastoral que a comunidade vem passando ao longo desse período. Hoje, nossa comunidade está mais fiel às suas origens, mais orante, participativa, comunicativa e fortemente acolhedora.”

No dia 30 de novembro deste ano, às 10h, acontece a solenidade de instalação da Basílica, sendo presidida pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

Após um ano ter sido decretada como Santuário, o templo chegou a ser elevado ao grau de Basílica menor, sendo que o decreto de criação foi assinado pelo Papa Francisco em 30 de maio de 2014. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas