Gaudium news > Relíquias de São Francisco Xavier são expostas na Índia por 40 dias

Relíquias de São Francisco Xavier são expostas na Índia por 40 dias

Goa – Índia (Sexta-feira, 21-11-2014, Gaudium Press) A Exposição das Sagradas Relíquias de São Francisco Xavier no estado indiano de Goa é uma das maiores manifestações públicas da Fé Católica na Índia, e ocorre a cada dez anos. Durante 40 dias, o corpo do Santo, preservado incorrupto em um féretro de cristal, será transladado de sua tumba na Basílica do Bom Jesus à Catedral da Sé, onde será venerado por uma grande quantidade de devotos, que se calcula poderiam superar os cinco milhões de pessoas.

Relíquias de São Francisco Xavier são expostas na Índia por 40 dias.jpg
Relíquias de São Francisco Xavier, no altar elevano na Basílica
do Bom Jesus em Goa. Foto: AdityaMahapatra.

Acolher tal quantidade de peregrinos é um desafio tanto para a Igreja como para o estado, de forma que os preparativos são realizados de maneira conjunta e o evento é promovido também pelo Departamento de Turismo estatal. O Padre Alfred Vaz, Diretor do Comitê Organizador na Arquidiocese de Goa, explicou a UCA News a grande popularidade da celebração religiosa. “Este ano esperamos que por volta de cinco milhões de pessoas, ao menos meio milhão de estrangeiros visitem e venerem as relíquias”, indicou, o qual significa um aumento da convocatória que chegou a ser vinte vezes superior nos últimos 30 anos.

O corpo de São Francisco Xavier foi encontrado incorrupto e se manteve durante muitos anos em um estado de conservação muito notável desde seu falecimento em 1552. No entanto, este milagre que contribuiu para confirmar a extraordinária fama de santidade do missionário jesuíta, cessou há muito tempo. “O que temos agora são as relíquias ou restos do corpo”, esclareceu o Padre Vaz. Os restos mortais serão visíveis aos fiéis graças a uma luz instalada dentro do féretro e os fiéis valorizam muito esta oportunidade de aproximar-se das relíquias e tocar no relicário, “buscando as bênçãos”, segundo referiu o sacerdote.

Uma grande preparação

No aspecto material da multitudinária expressão de devoção popular a São Francisco Xavier, o governo de Goa destinou 1.6 milhões de dólares aos trabalhos de construção e renovação da infraestrutura necessária para a peregrinação. Pontes, rodovias e hospedagens foram preparadas para o início dos 40 dias de Exposição, que começa neste domingo, 23 de novembro. “Estamos determinados a que este evento seja celebrado em toda sua pompa e piedade”, manifestou a UCA UCA News Gangadhar Koregaonkar, da Archeological Survey da Índia. “Trabalhamos com outras agências e com a Igreja para torná-lo um grande êxito”. A Igreja não requer inversões adicionais e emprega os donativos dos fiéis em obras de caridade.

“Para nós”, acrescentou o Padre Vaz, “esta é uma ocasião para catequizar o nosso povo. É uma oportunidade para a renovação espiritual”. Durante os 40 dias se levarão a cabo programas litúrgicos especiais, assim como eventos centrados nas Sagradas Escrituras. Ao tratar-se de um evento que se repete somente a cada década, é a ocasião para que muitos goanos emigrantes regressem a sua terra natal. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas