Gaudium news > Colômbia apresenta cartilha do Advento “para responder ao chamado do Senhor”

Colômbia apresenta cartilha do Advento “para responder ao chamado do Senhor”

Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 24-11-2014, Gaudium Press) O Departamento de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, através da Equipe Nacional de Animação Vocacional, da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), apresentou uma cartilha de acompanhamento vocacional “para responder ao chamado do Senhor” durante o Advento, tempo litúrgico que começará no próximo dia 30 de novembro.

Colômbia apresenta cartilha do Advento.jpg

Na apresentação do documento, o Padre Juan Álvaro Zapata Torres, Diretor do Departamento de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, explica que a cartilha é um caminho que quer, antes de tudo, “criar um questionamento sobre o porquê seguimos a Jesus, que ideia temos dEle e se em nossa vida podemos dizer que o amamos sobre todas as coisas, para entregar-lhe a existência e servir-lhe em meio dos irmãos”.

“Se requer regar permanentemente a semente e suscitar novos profetas ou apóstolos que continuem a missão de anunciar a todas as pessoas a Boa Nova. Daí que o Senhor nos chame a ‘rogar ao dono da messe para que mande obreiros a sua messe’. Isto significa que a messe requer trabalhadores que se consagrem a seu serviço. É por isso, que Deus necessita valer-se de pessoas concretas, para cultivar, acompanhar e frutificar a semente da Fé e da vocação, que está aninhada no coração do ser humano a partir do momento de sua concepção”, continua o sacerdote.

O Padre Zapata Torres também diz que o pedir a Deus que envie mais obreiros a sua messe “não significa que temos de nos converter em produtores de vocações porque isto provêm de Deus, ao contrário, é ajudar a descobrir os chamados e animá-los a dar o sim”.

“Todos os batizados temos a grande tarefa de ajudar a outros a descobrir o mistério que se esconde no coração da pessoa: Deus. Mas, de maneira específica, recebe a missão de gerar esse processo de cultivo e maturação, que foi chamado para animar a outros na resposta vocacional”, acrescenta.

Neste sentido, a cartilha foi desenvolvida com o propósito de oferecer ferramentas de acompanhamento para o tempo do Advento, já que durante a preparação do Natal se celebram missões e atividades lúdicas e formativas com jovens e crianças, “sem dizer que estas não podem ser usadas em outros momentos do ano”, comenta o Padre Zapata Torres.

O material gira entorno de três momentos de confrontação e resposta para fazer caminho diante do chamado do Senhor. “O primeiro momento se centra na pergunta que Jesus faz aos homens que lhe seguem, no relato do evangelista João 1, 35-42, ‘O que buscam?’; no segundo lugar, nos detemos no momento em que Jesus questiona a seus discípulos sobre ‘Quem dizem que eu sou?’ (Mt 16, 13-19); e finalmente, nos localizamos diante da pergunta de Jesus a Pedro, após a ressurreição, às margens do lago de Tiberíades, ‘Me amas mais que estes?’ (Jo 21, 15-19)”, expõem o sacerdote.

Entre as ferramentas de trabalho que se incluem na cartilha, se desenvolveu dois modelos de retiro espiritual um para realizar-se durante um final de semana, o outro para apenas um dia. “De tal modo, que todos possam terminar o processo com este momento kerigmático, o qual levará a pessoa a fazer uma opção clara pelo Senhor Jesus, a exemplo dos primeiros crentes”, acrescenta o Padre Zapata Torres. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas