Gaudium news > Uma exposição multimídia do Santo Sudário

Uma exposição multimídia do Santo Sudário

Turim – Itália (Segunda-feira, 24-11-2014, Gaudium Press) Entre os dias 19 de abril a 24 de junho de 2015, Turim acolherá mais uma vez a exposição extraordinária do Santo Sudário. O acontecimento, que ocorrerá no marco das celebrações pelo Bicentenário do nascimento de São João Bosco, fundador da família salesiana, será um evento de graça para milhares de peregrinos que chegarão à cidade italiana para venerar o tecido com o qual se envolveu o corpo de Jesus após sua morte na Cruz, o qual foi exposto ao público pela última vez em 2010.

Uma exposição multimídia do Santo Sudário.jpg

Com o propósito de aproximar a muitos do grande mistério do Santo Sudário, especialmente para aqueles que não poderão estar presentes na mostra extraordinária, a página web oficial do Santo Sudário foi colocada a disposição uma leitura multimídia da relíquia na qual se descreve e se visualiza em detalhes o Sudário de Turim.

Através do site www.sindone.org, os usuários da Internet poderão ingressar na seção ‘Lettura del Telo Multimediale’ e acessar a reprodução da imagem em alta resolução do Santo Sudário. Ali se dá a possibilidade de ampliar a imagem, girá-la e movê-la em diversas direções para apreciar os detalhes da tela.

Além disso, se oferece uma explicação de cada uma das imagens que ali ficaram impressas e foram questão de vários estudos, como o rosto e a nuca, o tronco e o dorso, os membros superiores e mãos, os membros inferiores, algumas queimaduras e desenhos; assim como a imagem do Sudário em positivo e em negativo. As descrições das impressões estão disponíveis em italiano, inglês e francês.

A página da exposição habilitou uma seção multimídia com uma galeria de vídeos nos quais se convida para a exposição de 2015, assim como uma viagem pelas exposições extraordinárias que ocorreram nos anos de 2010, 2000, 1998 e 1931. Igualmente, inclui uma galeria de áudio com mensagens de vários prelados, entre eles o Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, que saúda por ocasião da visita do Papa Francisco o 21 de junho; além de uma galeria de imagens, links para as redes sociais e um tour virtual pelo Museu do Santo Sudário.

Resguardado na Catedral de São João Batista de Turim, o Santo Sudário é uma grande peça de linho com uma dimensão de 4,41 metros de cumprimento por 1,13 metros de largura. Nesta tela de grandes proporções está contida a imagem de um homem morto que sofreu uma série de torturas. De acordo com a tradição, trata-se do tecido que se encontra nos Evangelhos e serviu para envolver o corpo de Jesus no sepulcro após sua crucifixão.

Devido a suas características, assim como as marcas ali refletidas, “o Santo Sudário é uma referência direta e imediata que permite a muitos compreender e refletir sobre a dramática realidade da Paixão de Jesus. Por este motivo o Papa definiu como ‘espelho do Evangelho'”, segundo sublinha a web oficial do Santo Sudário. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas