Gaudium news > Salesianos apresentam audiolivro do Novo Testamento em língua Nyishi

Salesianos apresentam audiolivro do Novo Testamento em língua Nyishi

Redação (Segunda-feira, 24-11-2014, Gaudium Press) Desde o dia 16 de agosto, a Família Salesiana se encontra celebrando o jubileu pelos 200 anos de nascimento de São João Bosco. As casas salesianas ao redor do mundo, assim como as instituições que se inspiram no carisma do santo italiano, vem preparando várias iniciativas para festejar o acontecimento e difundir os ensinamentos do legado de Dom Bosco.

Salesianos apresentam audiolivro do Novo Testamento em língua Nyishi.jpg

Uma dessas iniciativas chamou a atenção por estes dias. Trata-se de um audiolivro do Novo Testamento em língua Nyishi falada em Arunachal Pradesh, estado indiano. O projeto, apresentado por Dom George Palliparambil, Bispo salesiano da Diocese de Miao, foi desenvolvido por professores e estudantes do Dom Bosco School de Doimukh, perto de Itanagar, precisamente para comemorar o Bicentenário do fundador da Família Salesiana fazendo uso da tecnologia digital e com o propósito também de preservar a cultura de uma tribo, mas difundindo nela o Evangelho.

“Dado que os livros impressos não são comuns na língua Nyishi e as pessoas o encontram difícil de ler, temos adotado o formato de áudio que ajudará a gente a escutar a Palavra de Deus em seu próprio idioma”, comentou o sacerdote salesiano Thomas Madathiparambil Josekutty, quem impulsionou o projeto.

“É justo que neste ano do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco, o Evangelho ressoe nos ouvidos das pessoas para as quais os filhos de Dom Bosco popularizou o Evangelho, em seu próprio idioma”, acrescentou o salesiano.

O audiolivro, que recebe por nome “Aogeda ge yale” (“Chamada celeste”), foi apresentado em formato DVD e em USB, e sua primeira cópia se entregou ao Governador do Distrito de Itanagar, Mige Kamki. A iniciativa contou com a orientação do Padre Sebastian Thuruthiyil, pároco da Igreja de São João Bosco em Doimukh quem, com uma equipe de seis pessoas, se encarregou de ler todo o Novo Testamento. Também se contou com o apoio técnico de diversos profissionais para desenvolver o áudio.

Com esta ferramenta poderão se beneficiar por volta de 300 mil pessoas pertencentes a tribo Nyishi, uma das principais do estado indiano de Arunachal Pradesh. A primeira missão Nyishi ocorreu em 1977, sendo o Padre Kulandaisamy, da Diocese de Tezpur, seu primeiro missionário.

Antecedendo o lançamento do audiolivro, em outubro passado também se publicou a primeira edição do texto do Novo Testamento nesta língua. A tradução esteve a cargo do Padre Thuruthiyil, que com sua equipe demorou seis anos para o texto final, cuja publicação correu pela “Mision Fiat de Angamali”.

Naquela ocasião Dom John Thomas Kattrukudiyil, Bispo de Itanagar, que apresentou o Novo Testamento em Nyishi, manifestou: “somos afortunados de receber a palavra de Deus em nossa língua local, graças aos nossos missionários”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas