Gaudium news > Arcebispo de Maringá completa dez anos de serviço pastoral na região

Arcebispo de Maringá completa dez anos de serviço pastoral na região

Maringá – Paraná (Segunda-Feira, 24-11-2014, Gaudium Press) Nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, Dom Anuar Battisti completa dez anos como Arcebispo da Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná. Sucedendo a Dom João Braz de Avis, o Prelado tomou posse como Arcebispo de Maringá no dia 24 de novembro de 2004, em uma Celebração Eucarística solene, realizada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.dom anuar battisti.jpg

De acordo com nota publicada pela assessoria de comunicação da Arquidiocese de Maringá, avaliando esses dez anos de história na região Dom Anuar revelou que a Arquidiocese tem características específicas que fazem com que a Igreja local se torne referência positiva em diversos aspectos.

“Hoje, graças a Deus, temos que reconhecer, humildemente, que a nossa Igreja particular tem colhido bons frutos. Enquanto em muitos lugares a evasão dos fiéis afeta a vida pastoral, aqui as nossas igrejas estão cada vez mais cheias e as estatísticas apontam crescimento também na qualidade da participação do povo de Deus”, disse o Prelado.

Dom Anuar Battisti

Nasceu em Alto Honorato, município de Lajeado, no Rio Grande do Sul, aos 19 de fevereiro de 1953. É o terceiro de oito filhos de Aniceto Battisti e Edorilda Knipof dos Santos, casal de profunda vida cristã. Tem uma irmã, Lourdes, religiosa da Congregação de São Carlos, e um irmão, José, sacerdote da Sociedade do Apostolado Católico (padres palotinos).

Cursou Filosofa em Curitiba, nos anos de 1974 a 1976, residindo no Seminário Rainha dos Apóstolos, no bairro Seminário. Em 1977 e 1978 cursou Teologia no Studium Theologicum. De outubro de 1978 a março de 1979, participou da escola sacerdotal do Movimento Focolare, em Frascati, na Itália.

Completou sua formação teológica nos anos de 1979 e 1980, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado sacerdote, do clero diocesano de Toledo, no dia 8 de dezembro de 1980, pela imposição das mãos de dom Geraldo Majella Agnelo, atual Cardeal Primaz do Brasil, Arcebispo de Salvador. Em 15 de abril de 1998, por escolha do Papa João Paulo II, foi nomeado bispo diocesano de Toledo, sendo empossado no mesmo dia da ordenação episcopal, a 20 de junho daquele ano.

No dia 29 de setembro de 2004, foi nomeado para a sede arquiepiscopal de Maringá. Tomou posse como arcebispo em 24 de novembro. Dom Anuar é o quarto Arcebispo de Maringá. No Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que representa a Igreja Católica no Paraná, Dom Anuar é bispo referencial da Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, Pastoral Universitária e da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas