Gaudium news > Novo bispo toma posse da Diocese de Formosa, em Goiás

Novo bispo toma posse da Diocese de Formosa, em Goiás

Formosa – Goiás (Terça-feira, 25-11-2014, Gaudium Press) Nomeado pelo Papa Francisco no dia 24 de setembro como novo bispo da Diocese de Formosa, em Goiás, Dom José Ronaldo Ribeiro tomou posse do novo bispado no dia 22 de novembro, na Catedral goiana, durante cerimônia presidia pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.Dom José Ronaldo Ribeiro.jpg

Na ocasião, milhares de fiéis, bem como bispos, padres, religiosos e seminaristas do regional Centro-Oeste, participaram da Missa.

“Quando ficamos sem bispo, ficamos órfãos, então o sentimento hoje é de ver realmente um pai retornando para assumir sua família diocesana”, disse o Padre João Assunção, pertencente à Diocese de Formosa.

Dom José Ronaldo ressaltou, em sua homilia, a importância da missão e a dedicação dos bispos às comunidades, além de ter agradecido o apoio de sua família.

No encerramento da celebração, diversas autoridades civis e religiosas saudaram o novo pastor diocesano.

Dom José Ronaldo Ribeiro

Oriundo de Uberaba, no Estado mineiro, o prelado iniciou seus estudos em Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. Mais tarde, em 1985, foi ordenado sacerdote. Antes, porém, exerceu a função de membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Brasília.

Ainda na capital federal, Dom José Ronaldo também atuou como vigário geral e vigário episcopal do Vicariato Norte arquidiocesano e membro do Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos e do Conselho Pastoral Arquidiocesano.

No dia 6 de junho de 2007, o religioso foi nomeado Bispo de Janaúba, recebendo a ordenação episcopal no dia 28 daquele mês, em Sobradinho. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas