Gaudium news > Bispo de Cornélio Procópio fala sobre o tempo do Advento

Bispo de Cornélio Procópio fala sobre o tempo do Advento

Cornélio Procópio – Paraná (Quarta-Feira, 26/11/2014, Gaudium Press) Dom Manoel João Francisco, Bispo da Diocese de Cornélio Procópio, no Paraná, afirmou em seu mais recente artigo que no próximo domingo estaremos iniciando um novo tempo litúrgico: o Advento. Ele recorda que o Advento, que significa vinda ou chegada, é um tempo muito especial na vida de todos nós cristãos e cristãs, pois é o período de quatro semanas que antecede o Natal.

De acordo com o Prelado, são três os Adventos do Senhor: o primeiro aconteceu na humildade da gruta de Belém e dele fizemos memória na noite de Natal, contemplando enternecidos o Menino deitado numa manjedoura; o segundo haverá de acontecer no esplendor da glória no fim dos tempos, pois para ele caminhamos, na esperança de encontrar Aquele que há vir para julgar os vivos e os mortos; e o terceiro acontece entre o primeiro e o segundo.

“Este Advento contínuo e atual significa que Cristo, não só veio e virá, mas, vem agora, através dos sacramentos, da escuta atenta e comprometida de sua Palavra, através do irmão e da irmã, especialmente daquelas e daqueles mais empobrecidos e excluídos da sociedade. Este terceiro Advento do Senhor é muito importante. Como lembra Orígenes: ‘De nada teria adiantado o nascimento de Cristo em Belém, se não nascesse também em nossa alma'”, salienta.

Dom Manoel ainda cita o Bispo de El Salvador, Dom Romero, que concluiu seu sermão de 27 de novembro de 1977, com estas palavras: “Vigilância é a disposição espiritual que este bonito tempo de preparação para o Natal deve fazer brotar. Cristo vem. Não podemos esperá-lo como crianças ansiosas por brinquedos. Nós o esperamos como cristãos. Sabemos que ele já veio, mas que também anunciou uma segunda vinda, para surpreender-nos no caminho de ida e colher-nos ali, onde cairemos mortos para, com ele, começar a reinar. Não podemos nos instalar, nem nos apegar, muito menos perder, por causa dos bens do poder da terra, os encantos do Reino de Deus”.

O Bispo no chama a estarmos vigilantes, porque é o que vamos pedir com frequência durante o tempo de Advento que estamos para iniciar. Conforme ele, na oração da missa da segunda-feira da primeira semana nós pedimos: “Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda do Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes”.

Já na missa do primeiro domingo nós pedimos: “Ó Deus todo poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos”. Segundo o Prelado, a proposta da Igreja, no entanto, corre o risco de não ser acolhida, pois neste período do Advento, somos influenciados por um concorrente muito forte: o comércio, com seus agentes em plena atividade.

Por fim, Dom Manoel enfatiza que as vitrines e as propagandas nos envolvem numa onda de consumismo e podem nos fazer correr o risco de não reconhecer o motivo principal do Advento e do Natal – Jesus Cristo – como aconteceu com muitos, por ocasião de sua primeira vinda.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas