Gaudium news > “Retiro de silêncio” em Florianópolis

“Retiro de silêncio” em Florianópolis

Florianópolis – Santa Catarina (Quarta-Feira, 26/11/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promoverá o Retiro de Silêncio do Frei Ignácio Larrañaga, que fundou as Oficinas de Oração e Vida, no Recanto Champagnat, localizado no alto do morro da Lagoa da Conceição, na capital catarinense. O evento, aberto a leigos e religiosos, ocorrerá de 28 de novembro a 3 de dezembro.

Para a coordenadora do grupo de guias Floripa 1 das Oficinas de Oração e Vida, Flora Maria Aparecida Mendes Carneiro, o Encontro de Experiência de Deus (EED) é um método de evangelização, oferecido pelas Oficinas de Oração e Vida e inspirado na espiritualidade do seu fundador. Ela destaca que o evento é aplicado por meio de uma metodologia que consegue despertar e saciar a ânsia de Deus e provocar uma transformação vital segundo Jesus Cristo.

Ainda de acordo com Flora, durante os cinco dias de atividades serão ministrados 18 palestras, sempre intercaladas com momentos em que os participantes terão uma experiência pessoal e profunda com o Senhor através da oração pessoal e do silêncio. A coordenadora também reforça que o encontro proporciona um conjunto de mensagens e práticas, com as quais os participantes fortificam a fé, curam as feridas da vida, se fazendo amigos e discípulos de Jesus e regressando às suas casas como criaturas novas, fortes e alegres.

“Mediante uma intensa vivência da fé, o participante chega a aceitar as leis humanas da indigência e da precariedade, eliminando as angústias e os medos, as tristezas e ansiedades. E o resultado é uma grande paz. Contemplando a figura de Jesus e pisando suas pegadas, poderão ir adquirindo suas conotações vitais como paciência, compreensão, mansidão, bondade, fortaleza e amor”, completa Flora.

O serviço é transmitido por casais cuidadosamente selecionados e preparados para aplicar os EED, segundo os conteúdos e método que Frei Ignácio colocou em prática ao longo de muitos anos. Esses casais são chamados Guias Casais Evangelizadores (GCE) e o casal que estará em Florianópolis será: João Carlos e Santa Terezinha Rausisse, de Jaraguá do Sul (SC). Mais informações: (48) 9983-0037 ou [email protected].

Oficinas de Oração e Vida

As Oficinas de Oração e Vida iniciaram em Florianópolis em 1989, após frei Ignácio aplicar um EED. Hoje já estão presentes em várias cidades do Estado. As oficinas sempre tiveram grande apoio dos Bispo durante todos esses anos. Em 2013, o atual Arcebispo Dom Wilson Tadeu convidou a coordenação das oficinas para participar do Primeiro Conselho da CNBB Regional Sul 4, onde estiveram presentes todos Bispos do Estado, sacerdotes e lideranças do Regional Sul.

Um dos objetivos dessa participação era ensinar a orar, como ocorre nas Oficinas. Também participaram do primeiro Encontro das Coordenações da Regional Sul 4, que tratou sobre o trabalho do laicato, onde foi apresentada a estrutura de governo das Oficinas de Oração e Vida no Brasil.

As Oficinas consistem num serviço eclesial não dirigido a divulgar uma doutrina, mas uma metodologia com práticas e orientações comprovadamente eficazes para se aprender a orar desde os primeiros passos até as alturas da contemplação. No decorrer dos encontros, o participante vai se transformando em amigo e discípulo do Senhor, assumindo em sua vida a mentalidade e julgamento de valor de Jesus Cristo. O desejo é que as Oficinas sejam viveiros de vocações apostólicas para a revitalização da Igreja. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas