Gaudium news > Leiga consagrada na Turquia fala sobre a vida da pequena comunidade cristã no país

Leiga consagrada na Turquia fala sobre a vida da pequena comunidade cristã no país

Ankara – Turquia (Sexta-feira, 28-11-2014, Gaudium Press) “Durante um pouco mais de mês, oramos com toda a comunidade cristã por esta visita. Para que verdadeiramente traga frutos de justiça, paz e diálogo. O esperamos verdadeiramente com alegria”, é o que afirma Mariagrazia Zambon, leiga consagrada da Diocese de Milán, na Turquia desde 2001, muito emocionada com a visita do Papa Francisco ao país. “Aqui existe a consciência de que Francisco possa dizer palavras importantes falando com todos. Há confiança em seu papel de mediador para alcançar uma convivência pacífica no respeito mútuo”, diz.

Leiga consagrada na Turquia fala sobre a vida da pequena comunidade cristã no país.jpg

Mariagrazia falou com a Rádio Vaticano sobre o dia a dia dos católicos no país.

“A vida de nossa pequena comunidade na Turquia -relata- é muito diferente de uma cidade a outra. Onde existe a presença, também institucional, de uma igreja, como em Ankara, Istambul, ou Izmit, a situação é mais fácil. Para os pequenos grupos de cristãos difusos, sem pontos de referência as condições são muito mais complicadas. Esta é a razão pela qual a presença de um Padre que vem a confirmá-los na Fé, como faz o Papa, é realmente muito importante”. “O assassinato do Padre Santoro em 2006 e do Bispo Padovese em 2010 pesam sobre a vida de nossa comunidade”, expressa a leiga. “Aquele do vicariato apostólico de Anatolia também, pelo grande vazio que deixou. Não foi ainda nomeado seu substituto e se sente muito a falta de um pastor nessas zonas”.

Acerca da proximidade com as zonas em conflito, e dos refugiados que constantemente chegam a território turco, Mariagrazia expresa que “no território turco há um milhão de refugiados sírios e tudo isto revolucionou o rosto do país e sua atitude a estas povoações”. Entretanto, a leiga consagrada afirma que esses fenômenos questionam a sociedade turca, a qual rejeita completamente a violência do Isis. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas