Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba inaugura hoje presépio em tamanho natural

Arquidiocese de Curitiba inaugura hoje presépio em tamanho natural

Curitiba – Paraná (Sexta-Feira, 28/11/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, inaugura hoje, dia 28, às 16h30, o Presépio Arquidiocesano em tamanho real, com tema missionário. A atividade marcará a abertura do Ano Missionário da Arquidiocese. O Bispo auxiliar da capital paranaense, Dom Rafael Biernaski, abençoará o presépio, abrindo-o oficialmente para visitação.

Presépio (1).JPG

De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Curitina, as imagens, em gesso, têm cerca de 2 metros de altura e foram doadas pelo Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Tarumã. O presépio ficará exposto durante todo o período do Advento e o tempo do Natal, de 29 de novembro a 11 de janeiro, no Bairro Alto São Francisco. O horário de visitação é das 18h às 23h.

O presépio

O termo presépio vem do latim praesaepe, que significa estrebaria, curral, estábulo. Foi num destes espaços que Jesus nasceu, o único local que concederam a Maria e José. O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo, que procura resgatar a importância e magnitude daquele momento ao mesmo tempo que lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento.

A presença do menino Deus naquele estábulo, ao lado de seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a onipotência de Deus representada na fragilidade de uma criança.

Criada por São Francisco de Assis, em 1223, esta representação foi montada em uma gruta da floresta na região de Greccio, na Itália. Já aqui no Brasil, a cena do nascimento de Jesus foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do jesuíta Padre José de Anchieta. (FB com informações da assessoria de comunicação da Arquidiocese de Curitiba)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas